Que tamanho deve ter um Pinscher Miniatura?

Existe a ideia generalizada de que o Pinscher Miniatura é um cão muito pequeno, como um Chihuahua, mas não é verdade!

Todas as raças reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI) possuem um estalão, que define as suas proporções, tamanho e cores, entre outros.

O Pinscher Miniatura (Zwergpinscher) é um cão bem angulado, com um andamento próprio, de orelhas e cauda inteiras, com pelagem de cor preto afogueado ou vermelho sólido a castanho avermelhado.

Pinscher_tamanho

Tem um porte pequeno e, de acordo com o estalão da raça (FCI), deve medir ao garrote 25 a 30 cm, com um peso entre 4 a 6 kg.

Tem-se assistido a um “boom” de criação de exemplares muito mais pequenos, que são vendidos como se fossem “Mini Pinscher” ou “Pinscher Anão”, com o objetivo de dar resposta a uma procura crescente de cães do tamanho de um Chihuahua, apenas com o objetivo comercial de obter lucro.

O Pinscher Miniatura não tem vários tamanhos!

Estes cães muito pequenos são fruto do cruzamento de exemplares Pinscher com Chihuahua, feitos por pessoas sem escrúpulos, nem conhecimentos da raça, que querem “produzir” cães pequeninos, com 15 a 20 cm.

Chamados de “Pinscher cavalinho”, estes cães possuem um tamanho equivalente a um Chihuahua e estão completamente fora do estalão da raça.

Na maior parte dos casos, possuem graves problemas de saúde. São cães frágeis, magros, sempre a tremer, com crânios arredondados e um focinho muito pequeno. Não são um Pinscher Miniatura!

Se pretende um Pinscher Miniatura, o primeiro passo é informar-se sobre a raça e depois deve contactar o Clube Português de Canicultura para obter uma listagem de Criadores.

 CLIQUE PARA IR PARA A PÁGINA DA RAÇA PINSCHER MINIATURA 

EnglishFrenchPortugueseSpanish