Será a raça Labrador Retriever ideal para si?

Se já teve um Labrador Retriever e procura um novo companheiro desta raça, então já descobriu que esta é a “sua” raça; mas se nunca partilhou a sua casa e a sua vida com um Labrador, há algumas coisas a considerar, além da aparência e da fama que o precede.

Não é por acaso que a raça é uma das preferidas para cão de companhia em todo o Mundo. Apesar das diferentes linhas e cores da pelagem, a raça tem mantido ao longo do tempo o seu bom temperamento.

É um companheiro para todas as idades, óptimo no relacionamento com crianças, pois adora brincadeiras e tem imensa paciência, mas também com pessoas de mais idade ou portadoras de algum tipo de deficiência..

Equilibrado, leal, dedicado, carinhoso e altamente treinável são alguns dos adjectivos que descrevem a raça. Por estas razões e muitas outras, é uma das raças preferidas para a função de Cão Guia e de Assistência.

É um cão de cobro de excelência, apaixonado pela caça, muito ágil, com um excelente olfacto, que cobra com delicadeza e adora água.

Um Retriever do Labrador deve fazer exercício regularmente para manter o seu tonus muscular e boa forma, especialmente porque adora comer e, se não fizer exercício suficiente, tem tendência para engordar.

A falta de exercício, o excesso de comida disponibilizada (o dono deve dar a quantidade de comida indicada pela marca para sua idade) e os snacks entre refeições são três aspetos que dependem exclusivamente da atitude dos donos!

Enquanto cachorro, os esforços e brincadeiras devem ser moderados. Devemos evitar que permaneça muito tempo em divisões cujo piso é escorregadio, subir e descer escadas, e grandes passeios na praia, por exemplo.

Estas atividades podem afectar negativamente o desenvolvimento harmonioso do cachorro, e o dono tem toda uma vida pela frente para desfrutar da companhia do seu cão.

A raça adapta-se bem a viver dentro de casa, mesmo em apartamento, desde que tenha passeios diários frequentes à trela e saídas ao exterior onde possa correr livremente, brincar com uma bola ou frisbee, ou nadar, por exemplo.

Se tiver acesso diário ao quintal, jardim ou a uma zona vedada, é menos exigente a nível de saídas à rua com o dono.

A sua pelagem não requer muitos cuidados de manutenção, mas faz mudanças de pelo e este espeta-se nos sofás, almofadas, tapetes e nos estofos do carro, por exemplo.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a raça Labrador Retriever.

Por: DOGS PT magazine