Qual o melhor champô para o meu cão?

Atualmente existe muita oferta para escolher um bom champô. O que é uma coisa boa, porque há muita variedade de escolha, mas, ao mesmo tempo, deixa o dono muito indeciso na hora de optar. Como escolher o melhor?

Existem champôs para pelos brancos, pretos, castanhos, compridos, curtos, lisos, encaracolados, duros, etc.

Primeiro de tudo, independentemente da frequência do banho, escolha um bom champô. Não use um champô de humanos que é formulado para a nossa pele, não para a deles. Um bom champô deve conter óleos hidratantes e conter muito pouco detergente.

Normalmente, os bons champôs são concentrados, dão para diluir e, como tal, duram muito tempo. Tornando-se mais económicos que os champôs de hipermercado. É um investimento que compensa, quanto mais não seja em visitas posteriores ao veterinário e em tratamentos de pele.

O champô de cores funciona com pigmentos, que são inseridos na cutícula. Para manter e selar o pigmento na cutícula, no final colocamos um selante ou amaciador próprio. No entanto, se um cão perder a melanina, que lhe dá a cor, nenhum pigmento adicionado por um champô a vai restaurar.

Um champô branqueador só deve de ser utilizado esporadicamente ou apenas em algumas partes do corpo que tenham tendência acastanhadas (queimadas), pois uma utilização frequente tende a enfraquecer, e até queimar, o pelo.

Já um champô de brilho (brightening) protege os pelos brancos e os pretos. Dá-lhes um efeito espelho que reflete os raios solares, transformando os pretos mais vivos e os brancos mais brilhantes. É o tipo de champô que podemos usar em todas as cores.

Depois temos o champô para pelos brancos. Normalmente, tem uma cor azulada e funciona de uma forma semelhante aos champôs de cores. Dá uma tonalidade azulada ao pelo branco, funciona também por pigmento, mas azul. Funciona tão bem em pelos brancos, como em pelos pretos.

Os champôs de pelos lisos, encaracolados ou duros, funcionam por hidratação. Dependendo da textura que pretendemos e do resultado que queremos obter. Varia muito de cão para cão.

Um pelo liso precisa de peso. Um pelo encaracolado precisa de volume. Um pelo duro precisa de densidade e textura. Mas este aspeto não é muito importante para um cão apenas de companhia.

Por: Isabel Nobre, Profissional Groomer
IN Grooming & SPA

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish