Goucha dá a conhecer o seu novo cão, o Bago

Manuel Luís Goucha deu a conhecer o novo habitante do monte, um Border Collie chamado Bago.

O conhecido apresentador da TVI publicou uma fotografia nas suas redes sociais com a legenda “Bago (um Border Collie) o novo habitante do monte. Com um olho de cada cor”.

Considerado o cão de pastor por excelência, a raça Border Collie é originária da fronteira entre a Escócia e a Inglaterra. As características físicas e comportamentais únicas fazem deste um excelente desportista de alta competição, sendo a raça mais popular no Pastoreio, Agility, Flyball e Obedience.

Manuel Luís Goucha e o companheiro, Rui Oliveira, têm vários animais em Sintra e na herdade no Alentejo.

Em junho, o apresentador publicou um vídeo no seu Instagram a falar sobre os seus 13 animais, os cães e gatos que tinha à data.

Neste vídeo, Manuel Luís Goucha começa por falar de Tristão e Isolda, dois gatos da raça Sphynx que comprou, com o seu companheiro, no início do ano. Na altura, quando os apresentou nas suas redes sociais foi alvo de muitas críticas, e até insultos, por os ter comprado.

“Isto levou-me a revisitar a história de cada um dos meus animais” diz no vídeo, e deu a conhecer a história de cada um deles. Começando pelos 8 animais que vivem em Sintra.

O Sancho, um Caniche, que foi abandonado duas vezes na mesma instituição e que adoptaram, “já é velhote e está um pouco desdentado” e “é feliz”.

O Tico e o Teco, dois cães da raça espanhola Ratonero Bodeguero, usados nas adegas (bodegas, em espanhol) para caçar os ratos, ambos adotados.

A Teckel Bolota, o Jack Russel Terrier Syrah e o Monty, que lhes foram oferecidos.

O Basset Hound Anatole, que foi “deixado num hospital veterinário”, porque a sua dona “não o podia levar com ela para outro país e nós trouxemo-lo para casa”, explica.

No monte, a Herdade da Pesqueirinha, no Alentejo, perto da localidade de Monforte, vivem mais 5 animais.

Os Rafeiros do Alentejo Poejo e Azeitona, que lhes foram oferecidos.

“Temos ainda a Uva e a Pimenta, duas cadelas que haviam sido abandonadas e que, portanto, foram resgatadas”, acrescenta.

E a gata Pesqueirinha, “uma gata com uma historia também por contar”, diz Manuel Luís Goucha enquanto mostra um vídeo desta. “A Pesqueirinha foi alimentada a biberão. A mãe morreu atropelada, o irmão também não resistiu, e nós ficámos com a gata que agora anda por toda a herdade”, explica.

Termina o vídeo dizendo “dos 13 animais que eu tenho, 11 foram-me oferecidos, resgatados ou adotados, e apenas dois foram comprados”.

Acrescentando que o voltava a fazer, porque “não há gatos Sphynx em Associações, em gatis, para serem adotados”.