O Wolfspitz como cão de companhia e de família

O Wolfspitz é uma raça muito atraente pelo seu porte, a sua pelagem e a sua beleza. No entanto, na hora de escolher quem será o nosso companheiro durante os próximos 12 anos (ou mais) é essencial informarmo-nos sobre a raça em questão (o seu carácter, necessidades, os cuidados que requer…) e interrogarmo-nos se é realmente adequada para nós.

Como muitas outras raças caninas, o Wolfspitz já não desempenha atualmente a função para qual foi desenvolvido (guarda de quintas), tendo-se adaptado a uma nova vida como cão de companhia; papel que desempenha na perfeição.

Apesar de cada exemplar ser um mundo e não haver dois cães iguais, podemos dizer que, por norma, o Wolfspitz é um animal encantador. Sensível, carinhoso e sempre atento ao seu dono, que segue para todo o lado.

Sabe perfeitamente quando o seu companheiro humano está de bom humor ou se encontra triste e preocupado e age de acordo, sendo alegre e brincalhão ou deitando-se próximo em silêncio. Não é um cão adequado para viver sozinho num terreno ou num canil.

O Wolfspitz, normalmente, é sociável com todo o mundo: pessoas desconhecidas, crianças, cães e outros animais. Por esse motivo não é um bom cão de guarda, embora esteja sempre alerta em relação ao que se passa na sua casa e, apesar de não ser uma raça ruidosa ou ladradora, se se apercebe de algo estranho avisa com latidos.

Como já mencionámos, é um cão sociável e paciente com as crianças, que suporta a travessuras dos mais pequenos (embora, obviamente, seja dever dos pais ensinar os seus filhos a respeitar o cão).

Ao ter um instinto de caça pouco desenvolvido, também é compatível com outros animais de companhia, como gatos. Se tivermos uma quinta podemos estar tranquilos, pois não irá comer as nossas preciosas galinhas.

O relacionamento com outros cães geralmente não é problemático. Não são animais de natureza dominante e não procuram conflitos. Em casa podem conviver vários machos sem problemas, embora estabeleçam uma hierarquia. O máximo que podemos observar será um rosnar ou uma suave mordida de aviso.

Um aspeto importante na hora de escolher um cão é ter consciência do exercício que este precisa. Apesar do Wolfspitz ser um cão que gosta de passear, correr e jogar, não é um animal com um alto nível de energia.

Partindo do princípio de que nenhum cão deve viver fechado em casa, o Wolfspitz é perfeitamente feliz com três passeios diários de meia hora.

Se o seu proprietário for uma pessoa desportista não há problema, pois é um cão veloz e resistente que podemos levar para correr ou numa caminhada. Alguns exemplares também gostam muito de nadar.

Por outro lado, também é um bom cão para praticar Agility, já que é veloz e ágil, aprende com facilidade e é muito atento às ordens do seu guia.

Outro aspeto a ter em conta é que é um cão que vive melhor e mais feliz em climas frios, já que o seu manto é uma proteção perfeita contra as baixas temperaturas. Se vivemos numa zona quente devemos dispôr de ar condicionado ou então escolher outra raça.

Em resumo, o Wolfspitz é um cão ideal para toda a família, sempre e quando estivermos dispostos a cuidar da sua pelagem e a proporcionar-lhe o exercicio que necessita.

Texto: Raquel Herrero e Eva Alkorta do afixo “Ilargi Betea’ko”

Faça clique AQUI para voltar ao artigo principal da raça Spitz Alemão Lobo

.