De quanto em quanto tempo devo dar banho ao meu cão?

A regularidade do banho depende muito do tipo de vida do cão. Se vive dentro ou fora de casa. Se mora no campo ou na cidade. Se se suja mais ou menos. Se é muito ativo ou pouco ativo.

Não tem nada a ver com a raça. Apesar de durante muitos anos se ouvir dizer que esta ou aquela raça não pode tomar mais do que um banho por ano. Este é um dos mitos do grooming mais conhecidos, mais enraizado e mais difícil de dissuadir, mas é apenas isso, um mito.

É compreensível perceber de onde veio este mito, pois os primeiros produtos de grooming eram sabonetes que não eram apropriados para os níveis de pH da pele de um cão, resultando na irritação da pele.

Além disso, sejamos honestos, não é muito fácil dar banho a um cão, principalmente se este não está habituado.

Tudo junto fez com que, ainda hoje, este seja um dos mitos mais difíceis de desmistificar.

Hoje em dia, com a qualidade dos produtos, a questão da hidratação da pele não se coloca, pois para além de limpar, os produtos usados hidratam e respeitam a correta hidratação da pele.

Atualmente existe uma ampla gama de bons champôs. Com tanta variedade de escolha é normal os donos ficarem indecisos na hora de optar. Veja neste outro artigo qual o melhor champô para o seu cão!

Com os produtos corretos de grooming a pele fica mais saudável, pois repõe os níveis corretos e ideais de hidratação com a continuação do uso, e promove o conforto do animal.

Como tal, aqui vai a pergunta do ano: De quanto em quanto tempo deve dar banho ao seu cão? A minha resposta é: quando quiser e sempre que for necessário.

Vive dentro de casa? Desde uma vez por semana até de 15 em 15 dias.

Vive no quintal? De 15 em 15 dias ou mensalmente.

Por: Isabel Nobre, Profissional Groomer
IN Grooming & SPA

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish