Os foguetes e o fogo-de-artifício fazem parte das comemorações de final de ano, mas há muitos cães que entram em stress e apresentam sinais de ansiedade extrema.
Há cães que ficam verdadeiramente aterrorizados e sem controlo. Entram em estado de pânico, os olhos parecem que saem e caminham colados às paredes e ao chão, puxando a trela desesperados para voltar para casa o quanto antes.
Prevenir que fuja
Temos de aumentar as medidas preventivas se vivemos com um animal medroso.
Nestes casos, temos de evitar levá-lo à rua nestes momentos e quando saímos temos de nos assegurar que a coleira está bem colocada e segurar bem a trela, para evitar que o cão saia a correr e fuja em pânico.
Normalmente, um cão que tem um medo irracional de foguetes e de fogo-de-artifício pode reagir de duas formas diferentes, em função da situação em que se encontra: tenta esconder-se para evitar o problema ou foge para se escapar da situação que o aterroriza.
O cão que foge corre mais perigo, pois o seu estado de pânico faz com que não ouça nada, não veja nada e corre um maior risco de ser atropelado ou de se perder e não saber voltar a casa.
Quando está em casa
Na maioria dos casos o animal escolhe um refúgio seguro para passar esse “mau bocado” que dura os foguetes ou o fogo-de-artifício. Vai sozinho para um local da casa onde os ruídos ficam mais abafados, à espera que tudo volte à normalidade.
O uso de difusores de feromonas ajudam a acalmar o nosso cão.
Se o cão, assustado, se esconde noutra divisão da casa ou debaixo de uma cadeira ou sofá, por exemplo, não o force a sair do seu refúgio.
Se mantivermos a calma, passado um pouco é mais que provável que o nosso cão saia do seu esconderijo uma vez superada a situação, ou seja, quando se sente a salvo.
É a primeira vez…
Se não sabe como o seu cão irá reagir ao fogo-de-artifício e aos foguetes, pode optar por ficar em casa ou pedir a alguém (um amigo ou familiar) que lhe faça companhia, distraindo-o com guloseimas e jogos, por exemplo.
O último passeio antes de dormir
Nesta noite, é muito importante aguardar que tudo volta à normalidade e só então sair para o último passeio antes de dormir, que deve ser curto e sempre com trela.
Seguindo estas precauções, cães e donos, vão desfrutar mais desta época.
Um excelente 2023!