O cão-polícia Donatello reformou-se depois de 8 anos a fazer crianças felizes

Após oito anos de serviço em prol da causa pública, o cão-polícia “Donatello” termina, como começou, a sua atividade operacional, a fazer crianças felizes e a deixar os seus companheiros orgulhosos.

O “Don” é um cão de raça Rottweiler, que nasceu em 2014. Desde os primeiros passos que se percebeu que era um cão especial e diferente de todos. Divertido e calmo; brincalhão e carinhoso; e com uma aptidão única para interagir com as crianças. Foi ainda em 2014 que formou equipa com o Agente Principal Paulo Quental.

O último turno de serviço de “Donatello” no Centro Escolar da Nazaré.

Nas incontáveis demonstrações em que participaram alegraram os corações não só a crianças em idade escolar, creches , alunos com necessidades especiais ; mas também adultos, conseguindo com as suas peripécias originar fortes gargalhadas e lágrimas de alegria e muita euforia.

O “Donatello” foi a cara e o herói do programa “Eu Cuido – Mundo melhor para os animais”.

Nos últimos 5 anos, tornou-se ainda mais valioso para a nossa sociedade. Foi a cara e o herói do programa “Eu Cuido – Mundo melhor para os animais”, o qual tem levado à comunidade escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico importantes contributos para a formação de uma geração futura, sensibilizando para temas relacionados com os comportamentos, saúde e bem-estar, regras de interação e o papel dos animais de estimação na sociedade.

O Donatello, apesar de terminar aqui uma importante etapa ativa da sua vida policial, vai continuar a estar ligado ao Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia | GOC-UEP, onde irá gozar, agora de uma forma mais relaxada, a merecida reforma.

O cão polícia “Donatello” e o Agente Principal Paulo Quental.

Agora, o Agente Principal Quental terá a árdua tarefa de encontrar e treinar um cão para ocupar este lugar.

A PSP deixa “Um MUITO OBRIGADO ao Donatello e ao seu tratador e companheiro de vida Agente Principal Paulo Quental, pela forma exemplar como cumpriram os seus deveres e como enaltececeram o nome da polícia”, podemos ler na página oficial de Facebook.

Fotografias retiradas da página de Facebook da PSP.

Partilhar