O pequeno e elegante Lulu da Pomerânia

O Spitz Alemão Anão é o mais pequeno dos Spitz europeus, também conhecido como Lulu da Pomerânia, apresenta semelhanças com uma raposinha, com olhos vivos e pequenas orelhas pontiagudas.

A cabeça de raposa com um olhar alerta, e as orelhas pequenas e pontiagudas, dão-lhe o seu aspeto característico, com uma aparência atrevida.

Os olhos são de tamanho médio, de forma alongada, ligeiramente inclinados e escuros. As pálpebras são pretas em todas as cores, sendo castanhos nos Spitz castanhos.

As orelhas são pequenas de inserção alta e relativamente próximas uma da outra, triangulares e pontiagudas, sempre portadas na vertical, duras na ponta.

O Pomerânia cativa pela sua bonita pelagem, sendo particularmente impressionante o colar de pelo à volta do seu pescoço e a cauda exuberante portada audaciosamente sobre o dorso.

A sua pelagem é dupla, com o pelo exterior comprido e denso, e o subpelo curto, denso e lanoso.

À volta do pescoço o pelo é comprido e abundante. A cabeça, orelhas, parte da frente dos membros e as patas possuem pelo curto, espesso e aveludado. O resto do corpo possui um manto longo e exuberante. Move-se com um movimento fluido e elástico.

As cores permitidas são o preto, castanho, branco, laranja, cinzento e outras cores. O termo “outras cores” inclui todos os tons de cor: creme, sable creme, sable laranja, preto afogueado e particolor (com o branco sempre como cor principal).

As marcações em preto, castanho, cinzento ou laranja devem ser distribuídas por todo o corpo.

O pelo deve ser penteado regularmente para se manter bonito e solto. O dono deve ter cuidado para não danificar a bonita pelagem.

De pequeno porte, a sua altura ao garrote varia entre os 18 e os 22 cm, sendo indesejável que os exemplares meçam menos de 18 cm.

Voltar para a página da raça Spitz Alemão Anão

EnglishFrenchPortugueseSpanish