O Fox Terrier de pelo cerdoso é o cão ideal para quem gosta de grande atividade na sua vida, sendo por natureza muito enérgico e a sua alegria é contagiante onde quer que esteja.
É uma raça que ainda conserva as suas características de rusticidade, com uma longevidade muito elevada, sendo a sua esperança média de vida de 15 anos, sendo ativos praticamente durante todo esse tempo.
Companheiro de uma vida, adora passeios, jogos com todo o tipo de objetos, mas dêem-lhe uma bola e torna-se o cão mais feliz do Mundo.
É um excelente companheiro para desfrutar da natureza, em corridas pelo jardim ou pelo campo, uma vez que tem uma elevada resistência física, fazendo com que seja a raça de eleição para diferentes atividades.
Em muitos países é tradicionalmente usado como cão de caça em atividades cinegéticas, devido às suas origens caçadoras. Outra vertente é a prática de modalidades desportivas como o Agility ou Obedience, entre outras, com os seus tutores, aproveitando para ambos gastarem as energias, e cimentar a sua ligação afetiva e de companheirismo.
Na sua vida em casa, devido ao seu pequeno porte, adapta-se bem a viver em qualquer tipo de habitação, quer seja em apartamento ou vivenda. É uma raça muito popular quando se pensa em escolher um cão para companhia para o seio da família. Com crianças, são bastantes tolerantes e cuidadosos.
Com outros animais domésticos em casa, nomeadamente, gatos, também apresentam algum nível de tolerância se habituados desde cedo, quando são cachorros, e sempre sob vigilância atenta dos seus tutores nos primeiros tempos.
Não são muito exigentes, bastando que desde cachorro aprenda a ter o seu próprio espaço, a sua cama e os seus brinquedos. É um cão extremamente asseado, notando-se isso ainda na maternidade, poucas semanas após o seu nascimento.
Tal como todas as outras raças, não dispensa os seus passeios para se exercitar e fazer a sua higiene diária.
Sendo da família dos Terrier, estes cães são muito senhor do seu nariz, para não dizer independentes e teimosos, independentemente de ser uma fêmea ou um macho. Quando estão em casa tomam bem conta do seu espaço, pois são muito territoriais.
Requerem um dono bem informado sobre a raça e de pulso firme na sua educação durante o seu desenvolvimento, desde a sua fase de juvenil (4 meses) até à sua maturidade social, sensivelmente por volta de 1,5 a 2 anos, dependendo de cada indivíduo.
Para que não adote condutas ou comportamento indesejados, recorra sempre a técnicas de reforço positivo para premiar as suas boas ações, tornando-o desta forma um excelente membro da família.
São estas fantásticas características que nos fizeram apaixonar e tornarmo-nos criadores desta raça, há mais de uma década, partilhando o dia-a-dia com eles.
Por: Ana Ribeiro & João Pinto Ângelo do Afixo “Wire Ground”
Clique AQUI para ir para a página da raça Fox Terrier de pelo cerdoso.