Vila Real | Denúncia leva à recolha de 15 cães

Após denúncia às Autoridades por insalubridade, falta de condições de bem-estar animal e incumprimento da legislação em vigor, foram recolhidos ontem, dia 30 de julho, 15 canídeos na localidade de Abobeleira, Freguesia de Mouçós, Concelho de Vila Real.

O Comando Territorial da GNR de Vila Real, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Vila Real, identificou o seu proprietário de 47 anos.

De acordo com o comunicado da GNR “os cães estavam na habitação, sem autorização do veterinário e delegado de saúde, sem vacinas e identificação e sem condições de alojamento existindo riscos higiossanitários relativamente ao meio ambiente e doenças transmissíveis ao homem”.

A ação foi realizada em conjunto com o Médico Veterinário municipal, Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e delegado de saúde, resultou na elaboração de 41 autos de contraordenação e os cães foram encaminhados para o Canil Municipal de Vila Real.

O Canil do Vale do Douro Norte publicou um apelo nas redes sociais em que explica que “devido ao elevado número de animais e à lotação do Canil” é importante a “ajuda da População, de modo a encontrarmos um bom Lar para estes animais, o mais breve possível”.

Acrescentando que de momento a preocupação é “prestar auxílio imediato aos animais, verificando individualmente as condições de saúde, procedendo à desparasitação, interna e externa, e à vacinação pentavalente, dos mesmos”.

Artigos relacionados
» Síndrome de Noé | A necessidade de deter animais

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish