Mais apoio financeiro para esterilização de animais nos Municípios de Terras de Santa Maria

As Câmaras que integram a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra – veem com satisfação a aprovação da candidatura apresentada pelo Centro de Recolha Oficial de Animais – Canil Intermunicipal à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que prevê um apoio financeiro para a esterilização de animais.

O apoio financeiro conseguido destina-se à realização de campanhas de esterilização de animais errantes que a AMTSM tem vindo a implementar visando o controlo da sobrepopulação animal.

Desde 2017, foram realizadas mais de 650 esterilizações, conforme a lei que determina que os animais acolhidos pelos CRO – Centro de Recolha Oficial que não sejam reclamados no prazo de 15 dias, devem ser esterilizados e, posteriormente, encaminhados para adoção.

É com este espírito de concertação e de união de esforços que os municípios, especialmente sensíveis a esta problemática, têm vindo a implementar Programas de Apoio à Esterilização de Canídeos e Gatídeos, promovendo o acesso a serviços médico-veterinários cirúrgicos destinados àquele fim.

A candidatura é valida para o corrente ano.