O Cardigan como cão de companhia

O Welsh Corgi Cardigan é uma das raças britânicas de pastoreio mais antigas, mas atualmente a maioria são cães de companhia, que vivem em casa com a sua família.

Como eram cães de proteção e pastoreio de rebanhos, possuíam um temperamento mais territorial, logo mais agressivo; contudo não deixavam de ser cães altamente fiéis e dedicados ao seu dono.

Com o passar do tempo, tornaram-se cães mais afáveis, mas sem descurar o seu instinto de proteção, o que permitiu a sua adaptação ao meio familiar.

A raça é também muito apreciada no mundo dos desportos caninos, tal como, no Agility, Obediência e Flyball, e participa em eventos de Pastoreio. Podem apascentar desde vacas, a ovelhas, gansos e outros cães.

O dono de um Welsh Corgi Cardigan deve ser uma pessoa ativa e dinâmica, de forma a proporcionar-lhe um ambiente estimulante. É um cão inteligente, ativo e atlético, que adora aprender coisas novas e está sempre pronto para um novo desafio.

Normalmente, após o primeiro contacto com um Welsh Corgi Cardigan as pessoas ficam impressionadas com o seu caráter afável, brincalhão e sociável. É um cão que se auto promove pela positiva, sendo considerado o “relações públicas” do mundo canino.

Sociável por natureza, tem uma presença ativa no ambiente familiar. É um cão alegre, sempre bem disposto e brincalhão. Extremamente afetivo e leal ao seu dono. No geral, é excelente com crianças.

Tem um ótimo instinto de defesa, estando sempre alerta, revelando-se um excelente guardião.

Como cão de companhia tem uma elevada capacidade de adaptação ao seu meio envolvente. De porte médio/pequeno não exige muito espaço, mas o ideal será ter um local só seu, onde se habitue a comer, a dormir, etc.

Quer viva em uma vivenda ou em apartamento, precisa sempre de atividade física diária. No entanto, o exercício nesta raça até ao primeiro ano de vida deve ser moderado devido à sua constituição física robusta.

Com um elevado nível de inteligência, a raça revela-se recetiva a vários estímulos e atividades. Pelo mundo, o Cardigan é muito utilizado em desportos caninos, devido à sua rápida aprendizagem e agilidade. Aprendem depressa a trazer objetos e brinquedos.

Pode praticar desportos como Agility e Flyball desde que comece em tenra idade para os músculos e ossos se adaptarem ao esforço físico constante.

A sua pelagem densa, em regiões quentes, tem tendência a cair com mais frequência para que o cão fique mais fresco. No nosso país, no verão, é aconselhável ter sempre disponível um recipiente grande onde ele se possa refrescar com frequência. Adora ir à praia e nadar no rio.

No inverno, adapta-se com facilidade ao tempo frio e húmido. A raça é uma grande adepta de brincadeiras na neve.

Texto: Sara Correia Mendonça, do afixo “D’Alma Castrense”

Clique AQUI para voltar à página da raça Welsh Corgi Cardigan

EnglishFrenchPortugueseSpanish