Mito | Os cães têm ser tosquiados no verão

Mitos de Grooming
“Os cães têm de ser tosquiados no verão, para não sofrerem com o calor.”

FALSO. Primeiro, quem se tosquiam são as ovelhas e o seu cão não é uma ovelha. É um animal completamente diferente, com um tratamento muito distinto e com necessidades próprias.

No entanto, se seguir um regime de grooming anual ou bianual, é muito provável que este seja tratado como uma ovelha, pois não haverá outra alternativa a não ser tosquiar o seu cão, e bem curtinho.

Nesse dia, o seu cão irá para a tosquia como quem vai para o matadouro. Vai-se portar mal, porque não está habituado, e nunca fica bonitinho como vê nas revistas. Vai ser todo rapadinho e não é má vontade do Groomer, é a única coisa humana a fazer.

O pelo tem como função proteger a pele das agressões externas: frio, calor, sol e chuva. É para isso que serve. Ao cortar o pelo do seu cão, no pino do verão, vai deixá-lo completamente desprotegido.

A pele dos cães é muito mais fina que a nossa, o que significa que eles sofrem queimaduras solares com muito mais facilidade. Por alguma razão têm um pelo espesso e nós não. Porque a nossa pele é muito mais resistente que a deles.

Rapar um cão no verão deve de ser a última alternativa e não o usual.

Por: Isabel Nobre, Profissional Groomer
IN Grooming & SPA