A história do “White Cavalier”

O Bull Terrier é uma raça originária de Inglaterra. A sua origem remonta ao século XIX e resulta do cruzamento do Bulldog Inglês com o Old English White Terrier, raça já extinta. O nome inicial da raça era Bull and Terrier.

Em 1850 James Hinks fez alguns cruzamentos deste com Whippet, Pointer e Dálmata. Desses cruzamentos resultou um cão homogéneo, branco, com cabeça e focinho mais longo. A esta nova raça Hinks chamou Bull Terrier. Este apresentou um Bull Terrier pela primeira vez na Exposição Canina de Birmingham em maio de 1862.

James Hinks

Inicialmente utilizava os seus Bull Terrier em Exposições e lutas. Felizmente, com a proibição das lutas, passaram a ser utilizados como cães de Exposição e companhia. Em 1874, a raça Bull Terrier foi reconhecida pelo Kennel Club Inglês.

Com Hinks a raça obteve o título de “Gentleman’s Companion”, tornando-se numa das raças preferidas dos cavalheiros da época. A sua preferência pelos cães brancos também fez a raça ficar conhecida como “White Cavalier”.

Mrs Boldero, Presidente do The Bull Terrier Club (1919)

Após várias tentativas, o The Bull Terrier Club foi formado em 1887. Nesta altura os exemplares eram maioritariamente de pelagem branca e os de cor tinham um tipo diferente. No século XX, e após muito esforço e dedicação à raça, o Bull Terrier atual branco e de cor é uma única raça.

Eva Weatherill & Raymond Oppenheimer

Quando se fala de Bull Terrier não se pode não falar de Raymond Oppenheimer, considerado o maior criador de todos os tempos. Oppenheimer começou a sua criação nos anos 40 com o Afixo “Ormandy”, criando muitos dos exemplares mais famosos na raça e criando Bull Terrier com a aparência que a raça apresenta actualmente.

“Ch. Abraxas Audacity” Crufts Supreme Champion (1972)

Por: Catarina Quintino

Clique AQUI para voltar ao artigo principal.

Partilhar