Stressado com os exames? Um cão pode ser a resposta

Middlesex é a primeira Universidade no Reino Unido a estabelecer um programa com Canine Teaching Assistants (CTAs), ou seja, com assistentes canino.  E com os exames finais a chegar estes vão ter muito trabalho!

Fiona Suthers introduziu este conceito de CTAs na Universidade em novembro de 2017 com os seus próprios cães para reduzir a ansiedade entre os estudantes de enfermagem.

A academia ficou tão impressionada com o impacto que os cães tiveram nos estudantes que foram treinados 5 cães, Retriever do Labrador, e o programa foi estendido a todos os estudantes e funcionários.

Todas as semanas os alunos podem estar com os cães em sessões no centro de bem-estar da Universidade. Em média, aparecem cerca de 20 estudantes e os funcionários ficam impressionados com a diferença que existe nestes entre quando chegam e quando vão embora.

Os cães também assistem a algumas aulas de preparação e revisão para os exames com o objetivo de reduzir o stress e ansiedade. Muitos estudantes referem que estes os fazem sentir mais próximos de casa, pois sentem saudades dos seus animais de companhia.

Estes cães de terapia têm tido um papel muito importante junto de estudantes com saudades de casa e à beira de abandonar a Universidade.

No website da Middlesex University, Fiona Suthers comenta que “o impacto dos cães no bem-estar está a ser amplamente reconhecido pelo Secretário da Educação, Damian Hunds” e que acha que no início do programa nenhum dos envolvidos pensava que este iria ter tanto sucesso, explicando que “é difícil descrever o impacto que existe de ter um cão apenas deitado dentro da sala de aulas. Podemos sentir literalmente os níveis de stress a reduzir”.

“Tentamos envolver os CTAs em todos os eventos do campus, assegurando que maximizamos a oportunidade dos estudantes terem contacto com os cães e, como tal, beneficiando os efeitos relaxantes”, acrescenta.

Existe um programa que assegura o bem-estar e manutenção dos cães, assim como a segurança dos funcionários e estudantes. Enquanto os cães estão a trabalhar estão identificados, para que as pessoas os reconheçam e se aproximem.

 

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish