Hoje é o Dia Internacional do Animal Abandonado

O Dia Internacional do Animal Abandonado foi instituído em 1992, e celebra-se anualmente no terceiro sábado de agosto. Este ano comemora-se hoje, 20 de agosto.

Tem como objetivo consciencializar a sociedade relativamente à situação dos animais abandonados, promover a adoção e educar as pessoas para não abandonar os animais.

E também, divulgar os cuidados a ter com os animais, tais como a vacinação, a esterilização, a colocação do microchip e o registo na base de dados do SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia). Além de garantir todos os outros cuidados médico-veterinários.

De acordo com a Animalife, no ano passado foram abandonados mais de 43 mil cães e gatos em Portugal. O que representa um aumento de quase 30% em comparação com 2020 e se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia.

Para esta contagem entram apenas os animais resgatados pelos Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), mas muitos são abandonados na rua, à porta de Associações em Clínicas Veterinárias, ou seja, o número de animais abandonados é muito superior.

Adotar, cuidar e esterilizar são os conceitos base do Dia Internacional do Animal Abandonado

Mundialmente, este é um dia em que se realizam eventos de sensibilização e de adoção de animais nos Canis Municipais (CROA), Associações e em locais públicos.

Se encontrar um animal na rua ele pode estar perdido e não ter sido abandonado. O SIAC tem uma nova plataforma através da qual é possível ter acesso à listagem dos animais desaparecidos e/ou encontrados.