GNR resgata 3 cães de maus-tratos em Lajes do Pico

O Comando Territorial da GNR dos Açores, através do Posto Territorial de São Roque do Pico, no dia 14 de julho, resgatou três cães e constituiu arguido um homem de 35 anos por maus-tratos a animais de companhia, em Lajes do Pico.

No âmbito de uma ação de fiscalização, que decorreu em colaboração com a Câmara Municipal das Lajes do Pico e com o Serviço de Veterinária do Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico, foram detetados três cães no terreno de uma moradia, com indícios de sofrerem de maus-tratos.

Durante a ação constatou-se que os animais não estavam a ser corretamente alimentados e hidratados, que não possuíam abrigo com as mínimas condições para o efeito e que o local não possuía condições higiossanitárias, podendo constituir assim um risco para a saúde pública.

Foi ainda verificado que os canídeos não estavam identificados eletronicamente (microchip), que não possuíam vacinação antirrábica obrigatória e que não estavam registados na junta de freguesia.

Os cães foram encaminhados para o Centro de Recolha Oficial de Animais do Município das Lajes do Pico, onde irão ser alimentados, hidratados, desparasitados, vacinados e sujeitos a um período de quarentena.

O homem de 35 anos, detentor e proprietário dos canídeos, foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de São Roque do Pico.

A Guarda Nacional Republicana apela à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono, através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).