O Cocker como cão de família

O Cocker Spaniel Inglês é um cão de família de excelência, alegre e brincalhão, características demonstradas pelo constante abanar da cauda. É um cão que adora todos os membros da família e a vida ao ar livre.

Gosta de mostrar ao mundo a sua felicidade. Por natureza, é curioso, carinhoso, dócil, leal e sensível. Muito sociável, adora estar junto das pessoas.

Venera a sua família com grande dedicação e exige atenção. Sempre dependente dos seus donos, atento aos mais pequenos gestos, esta raça é tão especial, que muitas vezes basta um olhar para que nos entenda.

Pode viver bem em apartamento e em ambientes maiores, pois adapta-se muito bem a diferentes locais e situações.

A grande popularidade que esta raça tem mantido ao longo dos anos pode ser explicada pela personalidade dos cachorros, que se adaptam ao tipo de vida dos seus familiares.

Se os donos forem mais tranquilos e caseiros, os cães não se importam de ficar deitados sem fazer nada; se os donos forem mais agitados e adorarem fazer exercício, estes também os acompanham alegremente.

Não aprecia ser deixado sozinho. Gosta de ser incluído na vida familiar e de agradar ao dono, seja qual for a atividade que lhe seja “pedida”, pois demonstra uma energia inesgotável.

Gosta de atenção e carinho, que retribui de uma forma redobrada. Este cão precisa de estar bem inserido na família, caso contrário será infeliz e poderá mesmo desenvolver comportamentos que não são típicos da raça.

O convívio diário com esta raça proporciona sempre aos seus donos a descoberta de mais uma brincadeira ou uma habilidade, pois, por trás deste cão de estrutura média, está um ser astuto e espertalhão que não se cansa de nos surpreender.

Tem demonstrado ser um ótimo e alegre companheiro para as crianças. Gosta de brincar e sente-se em casa no meio de uma boa confusão. Além disso, é bastante sociável, até mesmo com pessoas estranhas.

O Cocker adora fazer amizades e não se tornará agressivo com visitas estranhas que apareçam na casa dos seus donos. Não são bons cães de guarda, já que não apresentam grande tendência para ladrar e não costumam ser agressivos.

Num período de desenvolvimento e implementação da raça, alguns exemplares de cores sólidas demonstraram comportamentos menos sociáveis. No entanto, neste momento e fruto do trabalho de criadores responsáveis, este problema parece estar ultrapassado.

Por: Gabriela Rafael do afixo “Rafpride”

Voltar à página da raça Cocker Spaniel Inglês.

EnglishFrenchPortugueseSpanish