O Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Fundão, no domingo passado, dia 10 de outubro, resgatou oito cães recém-nascidos abandonados no interior de uma saca, na berma de um arruamento, no concelho do Fundão.
Na sequência de uma denúncia de abandono de cachorros na berma de um arruamento, os elementos do NPA deslocaram-se de imediato ao local, onde resgataram oito cães recém-nascidos do interior de uma saca, sem qualquer ferimento.
Os animais foram entregues no Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes do Fundão (CROAEF).
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial do Fundão.
A Guarda Nacional Republicana recorda que o abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.
A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.