Taça de Portugal de Mondioring 2021 pela APCPM

Nos dias 26 e 27 de junho, sob a égide do Clube Português de Canicultura (CPC) e com o apoio logístico do Sporting Clube Encarnacense (Mafra), a Associação Portuguesa de Clubes e Praticantes de Mondioring (APCPM) levou a efeito a realização de mais uma Taça de Portugal de Mondioring.

Devido à necessidade de responder ao “novo normal” fruto da COVID-19, juntou-se as épocas 2019/2021 num só Campeonato bastante concorrido.

Grau I: 26 participantes portugueses e 5 estrangeiros;
Grau II: 20 participantes portugueses e 5 estrangeiros;
Grau III: 32 participantes portugueses e 7 estrangeiros.

Busca de objeto
Guarda de objeto
Palissada
Recusa de alimento
Salto em comprimento

Para a Taça de Portugal, prova rainha do calendário nacional e de onde sai a equipa nacional para o mundial, foram apurados:
» Grau I: 4 atletas;
» Grau II: 2 atletas;
» Grau III: 13 atletas.

O fim-de-semana da Taça de Portugal decorreu sempre em clima de festa onde houve espaço para o convívio e boa disposição, sempre com as normas da DGS em mente.

Equipa organizadora da Taça de Portugal

A Organização do Evento providenciou todo o material de proteção para que atletas, Juiz e staff estivessem em segurança, bem como foram feitas medições constantes de temperatura para controlo de tempos de prova. A organização suspendeu o evento nas horas de maior calor por forma a garantir o bem-estar e segurança dos atletas caninos em prova.

Entrega de prémios

Este evento teve a participação especial da Presidente do Clube Português de Canicultura, Carla Molinari, e do Juiz de Morfologia Canina Allrounder Francisco Salvador Janeiro, que estiveram presentes não só no decorrer do evento como também na entrega de prémios e de ofertas dos patrocinadores da Taça.

Vencedores do Campeonato Nacional de Mondioring

Do lote de vencedores saiu a equipa nacional que irá defender as cores de Portugal no Campeonato do Mundo de 2021 na Roménia.

Grau I:
» José Sousa & Candy From Genesis of Top Gun

Grau II:
» Maria David & Noobai de La Forge aux Sept Flammes

Grau III:
» Nuno Barreto & Durgha do Vale da Lobagueira
» Maria David & Angra de Tenebris Stellam
» Daniel Oliveira & Durex do Azeicão
» Pedro Mendonça & Argo de Tenebris Stellam

Juiz e Homens-Assistentes de Grau 3.

Importa ainda salientar o brilhante trabalho realizado pelos Homens-Assistentes que figuraram na Taça e que foi reconhecido pelo Exmo. Sr. Juiz Internacional Stephane Huber que atribuiu a classificação de “Excelente” a todos eles.

Em Grau I e Grau II: Rui Lourenço e José Barbosa.
Em Grau III: João Martins e Morgan Blanchard

Curiosidades:

1. A Maria David é a primeira atleta feminina a representar Portugal num Campeonato do Mundo com dois cães de dois graus diferentes;

2. O Morgan Blanchard vai participar no seu segundo Campeonato do Mundo como Homem-Assistente da final do Grau III (máximo na modalidade), pois ficou em 2º lugar na Super Seletiva Internacional realizada em 2019, revalidando o título de 2º melhor Homem-Assistente do Mundo;

3. O Nuno Barreto irá participar pela segunda vez num Campeonato do Mundo, depois de em 2019 na Polónia, na sua estreia, ter-se qualificado em 2º lugar no Grau II.

Por: Associação Portuguesa de Clubes e Praticantes de Mondioring (APCPM) 

EnglishFrenchPortugueseSpanish