Ribeira Grande lança nova campanha para esterilização de animais de companhia

A Câmara da Ribeira Grande vai promover uma nova campanha de esterilização gratuita de animais de companhia, iniciativa que decorrerá entre 19 de abril e 31 de maio do corrente ano.

Os interessados deverão contatar a Casa dos Animais da Ribeira Grande – Centro de Recolha Oficial para o efeito através do número 296 470 771 ou pelo e-mail casadosanimais@cm-ribeiragrande.pt

Os munícipes que queiram esterilizar os seus animais domésticos (cães e gatos), deverão ser possuidores de todas as obrigações legais atualizadas, ou seja, devem possuir microchip, vacinas e licenciamento atualizados.

O controlo da reprodução é conseguido essencialmente pela esterilização, pelo que esta campanha assume relevância principalmente ao nível das fêmeas, prevenindo-se desta forma o aparecimento de novas ninhadas. Previne também o abandono de animais de companhia numa altura de maiores dificuldades associadas à pandemia.

Recorde-se que a Câmara da Ribeira Grande tem vindo a desenvolver um trabalho intenso no que concerne à adoção e esterilização de animais que dão entrada na Casa dos Animais – Centro de Recolha Oficial, registando-se um aumento gradual de ano para ano no número de cães e gatos adotados e esterilizados.

O trabalho implementado e desenvolvido pelos colaboradores da autarquia responsáveis pela Casa dos Animais, em parceria com o empenho e dedicação de vários voluntários, permitiu manter a tendência crescente. Assim, ao nível das esterilizações, no ano de 2020 foram esterilizados 328 animais (cães e gatos), número superior aos 321 do ano anterior.

EnglishFrenchPortugueseSpanish