Debate | O luto pelos animais de companhia

O luto pelos animais de companhia é o tema do debate organizado e moderado por Cristina Rodrigues, deputada não inscrita à Assembleia da República, a decorrer no dia 2 de novembro, pelas 19 horas, em direto na página do Facebook da parlamentar.

Atualmente a legislação portuguesa, além de reconhecer a senciência dos animais, prevê normas específicas para a sua salvaguarda, regulando, inclusive, o direito de propriedade e obrigando o detentor a assegurar o bem-estar do animal, além de criminalizar os maus-tratos contra animais.

Contudo, a dor de perder de um companheiro não humano parece não reunir consenso, mesmo entre aqueles que assumem gostar de animais e ter uma família multiespécie.

Muitas pessoas evitam até falar sobre o sofrimento que advém do falecimento destes seus companheiros, devido às reações de amigos, familiares e colegas.

Mas como podemos julgar a dor do outro? Podemos garantir que a perda de um animal não justifique tanto ou mais sentimentos do que a perda de uma pessoa? Que sentido existe em fazer luto por um animal?

Para conversar sobre esta questão, irão participar no debate:
» Cristina Mascarenhas, advogada e pós-graduada em Direito dos Animais e em Direito da Criança e da Família;
» Sofia Gabriel, psicóloga clínica na MIND | Instituto de Psicologia Clínica e Forense;
» Sónia Miranda e Jorge Cid, respetivamente Vice-Presidente do Conselho Diretivo e Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários.

Partilhar