Loures | Centro de Recolha já resgatou 400 animais este ano

O número de cães e gatos resgatados este ano pelo Centro de Recolha de Animais de Loures (CROAL) já atingiu a marca das quatro centenas, representando um crescimento de mais de 16% relativamente a todo o ano de 2019.

Até ao dia 20 de outubro deste ano, o CROAL resgatou 258 cães e 142 gatos. A maioria dos casos diz respeito a animais errantes e abandonados, verificando-se também situações resultantes de operações de resgate ligadas a casos de insalubridade ou de más condições. Os números agora divulgados incluem ainda animais perdidos, vários dos quais acabam por ser restituídos aos seus tutores.

Para que fosse possível o incremento do número de animais resgatados, foram determinantes o aumento da capacidade de alojamento no CROAL e o crescimento da taxa de adoção que se tem vindo a verificar.

De destacar também a maior prontidão nas ações efetuadas pelo serviço de piquete, em situações de animais sinistrados na via pública e de felídeos doentes ou debilitados, sendo estes últimos restituídos às suas colónias após o devido tratamento médico-veterinário.

De notar que a Câmara Municipal de Loures promoveu, este ano, uma campanha de sensibilização da população contra o abandono de animais de estimação, com o mote “Há sempre opção. Abandono não é solução”.

Além disso, a Autarquia criou novos mecanismos de apoio a tutores em situação económica mais fragilizada, mediante protocolos firmados com Associações de defesa e promoção do bem-estar animal.

Partilhar