O projeto “Home for Paws” partilha fotos divertidas e cheias de personalidade de cães para adoção

O projeto “Home for Paws” é uma ideia de Inês Amaral, que convidou Zaphrier Dan para a ajudar a concretizar o seu objetivo – promover a adoção de animais sem família com fotografias divertidas e capazes de retratar a personalidade de cada cão!

O projeto tem sido um sucesso, pois através das suas imagens já ajudaram na adoção de mais de 80 cães.

Como surgiu a ideia de fotografar cães para adoção?
No verão de 2018 faleceu o Teddy, cão da família da Inês, adotado em bebé e que fazia nesse ano 18 anos.
Nem a Inês, nem a família, estavam preparados para receber outro animal em casa, mas a Inês sentia uma enorme necessidade de fazer algo relacionado com animais, que lhe permitisse passar mais tempo com estes seres tão incríveis e que, ao mesmo tempo, tivesse um impacto positivo na vida deles.
Surgiu então a ideia da Home for Paws, um projeto com o objetivo de promover a adoção de animais sem família. De forma resumida, consiste em retratar os animais à procura de família de forma diferente.
Em vez das típicas imagens de cães tristes, doentes ou fechados em jaulas que estamos habituados a ver, queremos mostrar fotografias divertidas e capazes de retratar a personalidade de cada cão, mostrando que os cães de canil são realmente incríveis e cheios de histórias para contar!
A ideia foi então apresentada à Associação Bianca, em Sesimbra, a primeira Associação com quem trabalhámos, que mostrou muito entusiasmo e abertura total para colaborar connosco.
Depois chegou a altura de escolher o fotógrafo. Na altura a Inês fez uma longa lista de contactos, pois sabia que não era qualquer pessoa que estaria disposta a trabalhar pro bono.
O Zaphi era o primeiro nome da lista, pois já nos conhecíamos de um projeto no qual participámos há alguns anos. A resposta foi um enorme e imediato “SIM” cheio de entusiasmo!

Os rostos do projeto “Home for Paws” – Inês Amaral e Zaphrier Dan.

Quem está por trás da lente?
O fotógrafo é o Zaphrier Dan (a.k.a Zaphi Dan), fotógrafo freelancer que já fez campanhas para várias marcas portuguesas, entre elas, a Voke, Kaoâ, Aumar e Mohobags.
Habituado a fotografar modelos, o Zaphi tem agora o enorme desafio de fotografar cães que não nos conhecem e que passam grande parte do dia fechados em boxes.
Temos um pouco de tudo quando estamos a fotografar. Lidamos com cães mais tímidos, que literalmente fogem de nós ou se viram de costas para a câmara. E existem também os que estão super entusiasmados por estarem fora da box e querem correr e saltar para cima de nós.
Ali no meio há um ou outro que são verdadeiros modelos e que em menos de 5 minutos estão despachados!

Chilli, 3 meses, UPPA
Elton, 3 meses, Bianca
Ema, 2 anos, Bianca
Estela, 2 anos, UPPA
Flocky, 4 anos, AMIRA

Que cães fotografam?
Neste momento estamos a trabalhar com quatro Associações: a Associação Bianca (Sesimbra), a UPPA (Sintra), a Focinhos e Bigodes (Lisboa) e a AMIRA (Mafra).

Fotografam em que zona do país?
Estamos a fotografar na zona de grande Lisboa, incluindo zonas como Sesimbra, Sintra e Mafra.
O objetivo a médio prazo passa por fechar parcerias com fotógrafos de outras zonas do país (nomeadamente, no Porto e no Algarve), pois tem vindo a crescer o número de pessoas que nos segue nestas zonas, bem como o número de Associações que nos pede ajuda para dar visibilidade aos seus animais.

Onde são feitas as sessões?
Estamos a fotografar num “set improvisado”, num espaço exterior, dentro das Associações.

Onde e como divulgam as fotos?
As fotos são divulgadas através das nossas páginas de Instagram e Facebook.
Os nossos seguidores são verdadeiros embaixadores e ajudam-nos a chegar a mais e mais famílias, partilhando estes focinhos peludos nos seus perfis.
A página cresceu de forma 100% orgânica e contamos com partilhas de grandes influenciadores digitais como a Filomena Cautela, a Daniela Melchior, a Joana Duarte e a Vanessa Oliveira, entre outros.

Hastor, 1 ano, Bianca
Kira, 2 anos, Focinhos e Bigodes
Moly, 3 anos, UPPA
Puma, 1 ano, Focinhos e Bigodes
Rafa, 4 anos, Bianca

Quantos cães já fotografaram e quais os resultados obtidos?
Até à data fotografámos cerca de 120 animais e temos registadas mais de 80 adoções.
Não é fácil medir o verdadeiro impacto da Home for Paws, pois mais do que a adoção dos animais que publicamos nas nossas redes sociais, o objetivo passa por alterar a ideia de que os animais que esperam por família em Associações são feios, doentes ou traumatizados.
Para isso trabalhamos fotografias divertidas e espontâneas, capazes de retratar a personalidade de cada cão. No fundo, queremos levar as pessoas até às Associações, sejam elas nossas parceiras ou não, para que se apaixonem e voltem para casa com um novo amigo de 4 patas.

Têm feedback posterior dos cães adotados com a ajuda do vosso projeto?
A grande maioria das pessoas que adota com a ajuda do nosso projeto faz questão de nos dar feedback e até de enviar fotografias dos animais já instalados em casa.
Regra geral, seguimos estas pessoas nas redes sociais o que nos permite acompanhar também a integração dos patudos e manter o contacto com as famílias.

Rasta, 1 ano, Bianca
Rufus, 2 anos, Bianca
Sandy, 2 anos, Bianca
Spot, 1 mês, Bianca
Tomé, 11 anos, Bianca

Para terminar, que mensagem gostariam de deixar aos nossos leitores.
Se estiverem a pensar adicionar um membro de quatro patas à vossa família, visitem uma Associação e deem uma oportunidade a um destes miúdos. Garantimos um amor desmedido e uma gratidão indescritível!

Se quiserem saber mais sobre o projeto Home for Paws ou algum dos cães fotografados, podem contactar a Inês e o Zaphir pelo email: info.homeforpaws@gmail.com

EnglishFrenchPortugueseSpanish