Basset Hound | Uma raça inconfundível

O Basset Hound caracteriza-se por ter uma figura robusta, baixo, de patas grossas, orelhas compridas, pele solta e uns profundos olhos escuros.

É um cão grande e sólido com mais osso para o seu tamanho que qualquer outra raça. Mas apesar de ser um cão baixo não é pequeno. O seu peso varia entre 25 a 35 kg, e mede 33 a 38 cm de altura ao garrote. Um dono de estatura normal terá dificuldade em pegar num adulto ao colo.

O Basset Hound caracteriza-se pelas suas patas curtas em relação a um corpo de tamanho normal, aspeto designado por “Bassetismo”, no entanto, a raça apresenta acondroplasia.

A Canicultura define o “Bassetismo” como a diferenciação de um tipo de raça canina em função de as suas extremidades terem diminuído.

Cientificamente, o Basset Hound é um cão afetado por acondroplasia, um defeito de desenvolvimento na cartilagem dos ossos mais largos, que faz com que as patas apareçam atrofiadas, mas a cabeça e o resto do corpo mantenham a sua estrutura normal. É importante referir que tal não significa que sofra de uma enfermidade de qualquer tipo.

O estalão da raça da Federação Cinológica Internacional (FCI) foi revisto em 2011, com o principal objetivo de evitar o hipertipo. Um dos aspetos que realça é a importância de se ter em conta que se trata de um sabujo de trabalho e que deve estar adequado a este, por isso deve ser forte, ativo e ter uma grande resistência no campo. Apresentando um movimento uniforme, fluído e poderoso, sem esforço.

A cabeça pode ter algumas pregas, sendo a pele suficientemente elástica para se enrugar levemente para a frente quando o cão anda ou baixa a cabeça.

Os seus olhos são escuros e possui uma expressão calma e séria. A conjuntiva da pálpebra inferior fica à mostra, embora não excessivamente.

As suas orelhas são macias e aveludadas, de inserção baixa, logo abaixo da linha dos olhos. São compridas, mas não em excesso, e esticadas chegam um pouco mais à frente que a ponta de um focinho de tamanho correto.

A distância entre a parte mais baixa do peito e o solo deve permitir que se mova livremente em todo o tipo de terreno. Pode apresentar algumas pregas na pele dos membros anteriores e posteriores, mas não devem ser excessivas.

Os seus membros são maciços, com articulações e almofadas fortes. As patas dianteiras podem estar a apontar para a frente ou serem ligeiramente viradas para fora.

A sua pele é suave e elástica, sem exageros. O pelo é liso, curto e denso, sem ser muito fino. Sem a presença de franjas. O pelo comprido e suave, com franjas, é altamente indesejável.

Em relação à cor da pelagem, normalmente, é branco, preto e fogo (tricolor), limão e branco (bicolor) ou laranja e branco (bicolor), mas qualquer cor reconhecida nos sabujos (nos “hound”) é aceitável.

Clique AQUI para ir para a página da raça Basset Hound

EnglishFrenchPortugueseSpanish