Évora | Programa “Esterilizar Solidário” chega a 153 cães e gatos

No passado fim-de-semana, 14 e 15 de dezembro, teve lugar no Hospital Veterinário da Universidade de Évora, no Polo da MITRA, mais uma jornada de esterilização de cães e gatos, integrada no Programa “Esterilizar Solidário”.

Cerca de uma centena e meia de animais foram intervencionados gratuitamente, graças a uma parceria entre o Município de Évora, através do Serviço do Veterinário Municipal, a ARPA – Associação para a Redução Populacional de Cães e Gatos e o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora.

A iniciativa integra-se no Programa “Esterilizar Solidário”, através do qual as famílias comprovadamente carenciadas podem esterilizar os seus animais de companhia sem quaisquer encargos.

As campanhas de esterilização incluem, quando necessário, vacinação e colocação de microchip de identificação eletrónica.

De acordo com o post divulgado pela ARPA na sua página de Facebook “153 animais (32 cães e 121 gatos) foram esterilizados, identificados, vacinados e desparasitados”, sendo que “no sábado foram os caninos e no domingo o dia dos felinos, estes últimos constituídos tanto por animais de proprietários carenciados como de colónia (CED)”.

Fotografia: ARPA

O Município refere que o programa “Esterilizar Solidário” tem-se vindo a consolidar de ano para ano e é um excelente exemplo de cooperação institucional entre a Câmara Municipal e a Universidade de Évora.

Esta iniciativa está integrada no Projeto “Cão Vida” que tem por base promover a posse responsável e o combate à sobrepopulação de cães e gatos em benefício da saúde pública.