Origem e história do Cão de Pastor Branco Suíço

O Cão de Pastor Branco Suíço é uma raça recente, registada inicialmente na Suíça em junho de 1991, contudo, foi apenas a 5 de julho de 2011, que a Federação Canina Internacional (FCI) reconheceu a raça, aquando do evento mundial World Dog Show, em Paris.

Esta raça tem como origem o conhecido Cão de Pastor Alemão cuja história remonta aos meados do séc. XIX, época em que se considerava que o mais importante era a saúde física e mental dos cães e em que a cor da pelagem era fortemente desvalorizada.

No entanto, no início do séc. XX a cor branca começa a ser rejeitada por se pensar, erradamente, que os cães eram albinos e que a genética associada à cor branca poderia estar na origem de algumas deficiências como cegueira ou surdez. Isto levou a que na seleção da raça se começasse a dar relevo às cores, tentando excluir a pelagem branca.

Apenas alguns anos mais tarde, na década de 60, a recuperação e a aceitação dos cães de pelo branco foram ganhando força, especialmente no continente americano, com destaque nos Estados Unidos e no Canadá, onde se começaram a criar alguns exemplares da raça então denominada por Pastor Branco Americano e Canadiano, respetivamente.

Embora se tenham desenvolvido os primeiros exemplares no continente americano, com uma base forte na pelagem de cor branca e pigmentação negra, foi na Europa que teve lugar o aparecimento oficial da raça pela mão de Mrs. Agatha Burch.

Agatha Burch com um exemplar de Pastor Branco Suíço.

Após ter vivido muitos anos nos Estados Unidos, Agatha regressou à sua terra Natal em 1967, na Suíça, levando consigo o seu cão, um Pastor Branco Americano chamado “Lobo White Burch”, nascido a 5 de março de 1966.

Mais tarde, Agatha importou do Reino Unido um exemplar fêmea de Pastor Branco chamada “White Lilac of Blinkbonny” com a qual, na sequência de cruzamentos seleccionados e programados com “Lobo White Burch” e outros exemplares americanos e britânicos, sob o afixo de “Shangrila”, aparece como fundadora da raça de Cão de Pastor Branco Suíço com a sua primeira ninhada registada no Livro de Origens Suíço (LOS), de onde surgiu o primeiro Pastor Branco Suíço campeão da Suíça, chamado “Von Kron”.

“Lobo White Burch”, progenitor dos cães de Pastor Branco Suíço.

Aos poucos, os seus exemplares começaram a entusiasmar vários canicultores, sobretudo na Europa, iniciando-se assim uma selecção que daria origem a várias linhas de criação que se foram aprimorando dando origem ao Cão de Pastor Branco Suíço que conhecemos hoje em dia.

“White Lilac of Blinkbonny” e os primeiros Pastores Brancos Suíços registados.

Por: Andreia Diegues e João Agostinho do Afixo “Winterfellwölfe”

Clique AQUI para ir para a página da raça Cão de Pastor Branco Suíço