Rough Collie | Um aristocrata do século XIX

Embora a verdadeira origem do Rough Collie seja um enigma, sabe-se que existem na Escócia pelo menos desde o século XVIII e, como é um cão de rebanho, também é conhecido por “Cão de Pastor Escocês”.

Foi em Belfast, no ano de 1875, que a raça ficou estabelecida com este nome, mas o estalão que define a morfologia e caráter do Rough Collie só ficou definido em 1881, tendo passado a definitivo pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1970.

Originalmente, existiam numerosos tipos destes cães. Depois da Revolução Industrial ter um cão desses ficou na moda e os Collies antigos foram cruzados com exemplares da raça Borzoi para ficarem com uma cabeça mais “nobre”, o que é hoje em dia uma das características verdadeiras do Rough Collie.

O cruzamento contínuo para propósitos de exibição em Exposições Caninas mudou drasticamente a aparência dos cães. Nos anos 60 a raça era muito mais baixa do que hoje em dia e mais forte de corpo.

Exemplar de nome “Christopher” nascido em abril de 1887, vencedor de seis Challenge Classes, incluindo a Crufts de 1891.

Reza a história que a rainha Vitória de Inglaterra, em visita à Escócia, ficou rendida diante da grande beleza desta raça, levando alguns exemplares para a sua majestosa residência em Balmoral. A sua cor favorita era o fulvo, daí esta ter merecido maior destaque para companhia. Os exemplares tricolores, menos vistosos, eram usados como cães de trabalho.

A partir de meados do séc. XIX o Collie começou a aparecer em Exposições, tanto na variedade de fulvo como de tricolor, sendo certo que só mais tarde surgiu, e se estabilizou, a variedade denominada de “azul merle”.

O Rough Collie tricolor “CH Karava Kornishman”, nascido em setembro de 1980, foi um dos exemplares que marcou a raça como reprodutor.

A primeira Exposição Canina conhecida onde se admite que tenham figurado Collies realizou-se em junho de 1859, em Newcastle, Inglaterra. Pela primeira vez foi organizada a apresentação de uma classe separada de cães de pastor.

Outro factor adicional para a popularidade do Rough Collie fulvo foi sem dúvida a série de filmes “Lassie” que, a partir dos anos 40, tornou esta raça famosa no mundo inteiro.

Por: Sofia Marques do Afixo “Wisewyn”
Médica Veterinária

Clique AQUI para ir para a página da raça Collie de pelo comprido.

EnglishFrenchPortugueseSpanish