A União das Freguesias de Faro anunciou esta semana que vai construir um Parque Canino no Alto de Santo António, na Rua de Berlim.
De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, “os parques caninos são locais próprios para a permanência e circulação de cães sendo, hoje em dia, equipamentos absolutamente essenciais para que os cães gastem as suas energias para não desenvolverem comportamentos agressivos e destrutivos”.
O Parque Canino terá uma área aproximada de 1.500 m2 e será equipado com estruturas de divertimento e exercício para cães, estimando-se que esteja operacional no início de dezembro.
O autarca explica ao Barlavento que “nem todas as pessoas possuem casas com terreno suficiente para que os cães possam correr à vontade sem trela e, para alguns donos, é difícil soltar os cães em zonas públicas, pois corre-se o risco de eles irem para a estrada, fugirem ou saltarem para os transeuntes”.
Acrescenta ainda que é obrigatório o uso de trela ou açaimo na via pública, por isso “estes parques são uma excelente oportunidade para que as pessoas possam soltar os seus cães sem preocupações acrescidas”.
Sabendo que, muitas vezes, o abandono de animais está diretamente relacionado com os seus problemas comportamentais e, muitas vezes, estes problemas podem estar, por sua vez, relacionados com a falta de exercício, brincadeira e convívio (com cães e com pessoas), a criação de parques caninos pode ajudar a atenuar alguns destes problemas. É importante que os cães possam brincar e que possam socializar com outros cães e pessoas para viverem melhor em sociedade.
Fonte: Barlavento