Matosinhos | Visita ao parque das matilhas

O CROAM – Centro de Recolha de Animais de Matosinhos da Câmara Municipal de Matosinhos promove a Semana do Animal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, que tem lugar na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro.

O programa das comemorações arrancou a 30 de setembro com a visita ao parque das matilhas, que se encontra em construção.

À semelhança de outros municípios, e em virtude das alterações legais e do crescente abandono de animais, verifica-se o aparecimento de matilhas de cães, fator de preocupação para a população e para a autarquia.

A Câmara de Matosinhos decidiu, por isso, criar um espaço próprio para realojar este tipo de animais. O parque das matilhas está a ser construído junto às instalações do CROAM, em Custóias. O terreno, amplo e com vegetação, terá alojamentos de simples construção, com sombras e abrigos para estes animais.

Cada matilha terá o seu espaço próprio e estará separada das outras. Os animais serão diariamente cuidados e vigiados pelas equipas de tratadores do CROAM e por voluntários, que estejam habilitados e formados para trabalhar com eles.

Para retirar os animais da rua, a autarquia conta com a preciosa ajuda de um grupo de cuidadores que, diariamente, assegura todas as necessidades básicas dos animais, como abrigos e alimentação, criando relações de confiança importantes no processo de captura. Aliás, os mesmos cuidadores continuarão a exercer essa mesma missão no parque das matilhas.

A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador do Ambiente, António Correia Pinto, visitaram o local, onde foi apresentado o novo método de captura destes animais, já testado com sucesso em Sintra.

Desde o final do ano passado, 39 cães de matilha (adultos e bebés) foram retirados da via pública e aguardam a transferência para o parque das matilhas.

Neste momento, existem cerca de 11 grupos de animais sinalizados pelos serviços.

Fonte: Câmara Municipal de Matosinhos

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish