Dia Mundial do Animal de norte a sul do país!

No dia 4 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Animal. Reunimos vários eventos e iniciativas que se realizam neste dia e nos dias seguintes, que pode fazer ou assistir, sozinho ou com o seu cão!

Os eventos estão organizados do norte para o sul do país. Em cada uma das sugestões pode clicar no link para ver mais informações.

1 – Vinhais
No dia 4 de outubro é Dia Aberto no Canil Municipal de Vinhais, situado na Portela dos Frades.

2 – Esposende
Esposende comemora esta data com a Semana do Animal de Esposende. No dia 4, entre as 9h30 e as 13h00, decorre o Seminário “O papel do animal como recurso terapêutico” no Centro de Informação Turística.

3 – Guimarães
A Câmara Municipal de Guimarães organiza um evento do Dia do Animal no dia 5 de outubro, entre as 10h e as 17h, no Parque da Cidade Desportiva. Entrada livre.

4 – Maia
No dia 4 o Mira Maia Shopping preparou diversas atividades para os amigos de quatro patas e também para os seus donos. Inclui um “Concurso Fotográfico” e um Mural Pet Friendly.

5 – Ermesinde
A Câmara Municipal de Valongo organiza o evento “Dia Mundial do Animal” no dia 4 de outubro, a partir das 15h, no Parque Socer, em Ermesinde. O programa inclui uma feira de adoção de animais, uma aula gratuita de sociabilização e obediência canina e uma demonstração de obediência canina.

6 – Penafiel
No âmbito do Dia Mundial dos Animais a Biblioteca Municipal de Penafiel faz a atividade “Vem fazer o teu animal de estimação”, integrada na iniciativa “Sábados em Família”, no dia 12 de outubro, às 10h30.

7 – Matosinhos
Inauguração do Parque Canino da Seara, junto ao Conjunto Habitacional da Seara, no dia 4, pela Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, pelas 14h30.

8 – Matosinhos
O MAR Shopping Matosinhos e a MIDAS – Movimento Internacional de Defesa dos Animais desenvolvem entre 4 e 6 de outubro, no piso 0 do centro comercial, uma série de iniciativas.

9 – Porto
No dia 6 de outubro a atividade “Há vida no Parque”, no Parque de Serralves, é dedicada aos Micromamíferos.

10 – Vila Nova de Gaia
No dia 4 de outubro, na parte de tarde, a Fundação Padre Luís, de Oliveira do Douro, irá visitar as instalações do Centro de Reabilitação Animal. Nos dias8, 9 e 11 de outubro o Centro de Reabilitação Animal irá colaborar com o Centro Social e Paroquial da Igreja do Sr. da Vera Cruz do Candal, visitando as crianças da creche e pré-escolar.

11 – São João da Madeira
No dia 4, a Câmara Municipal de São João da Madeira irá devolver uma Garça-Vermelha ao estado selvagem, pelas 10h00, no Parque do Rio Ul.

12 – Coimbra
Dia 4 há uma Cãominhada Patuda solidária com início às 18h no Parque Verde do Mondego. No sábado, dia 5, decorre o Mercadinho do Calhabé.

13 – Torres Novas
O Canil e Gatil Intermunicipal de Torres Novas dinamiza um conjunto de atividades nos dias 4 e 5 de outubro, incluindo uma campanha de adoção, cãominhada cultural noturna e cãominhada a Fátima com bênção dos cães e caminhantes.

14 – Alenquer
2° Dog Family Day, no dia 5 de outubro, a partir das 10h30 no Parque Urbano da Romeira, em Alenquer.

15 – Loures
O Loureshopping organiza o Petday no dia 5 de outubro, entre as 11h e as 18h, no Parque Verde. Inclui uma campanha de adoção, Desfile para cães e Dog Pool Party.

16 – Lisboa
O Jardim Zoológico preparou 3 dias repletos de música, histórias e workshops gratuitos, que vão dinamizar a área de acesso livre do parque – incluindo a Feira do Livro Infantil “Leya no Zoo” e um concerto do Avô Cantigas.

17 – Lisboa
Para comemorar o Dia Mundial do Animal, no dia 4 de outubro os bilhetes do Pet Festival 2020, que decorre de 31 de janeiro e 2 de fevereiro na FIL, estão com 50% de desconto. Desconto válido das 23h59 de quinta-feira (dia 3) às 23h59 de sexta-feira (dia 4). A DOGS PT magazine é Media Partner deste evento.

18 – Lisboa
No dia 4, às 18h30, há uma sessão de cinema gratuito no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, com o filme “A vida secreta dos nossos bichos”.

19 – Belém
A Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA) realiza a 32ª edição do evento do Dia Mundial do Animal, nos dias 12 e 13 de outubro, no Jardim Vieira Portuense, em Belém. Com a presença de várias Associação de proteção animal, campanha de adoção de animais, angariação de donativos, demonstrações e atividades várias. No domingo, às 15h, tem lugar a Bênção dos Animais.

20 – Oeiras
A Câmara Municipal de Oeiras promove a 6ª Edição da Festa Animal, nos dias 5 e 6 de outubro, das 10h às 18h, no Jardim Municipal de Oeiras. Associado a este evento há várias iniciativas, incluindo a Corrida do Animal, uma Cãominhada e uma Prova de Canicross. Entrada livre.

21 – Setúbal
No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Animais, a Câmara Municipal de Setúbal e o ONDAID – Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos levam a cabo o Workshop “Animais e(m) Municípios”, na Casa da Baía, no dia 18 de outubro.

22 – Lagos
Apesar de não ser um evento do Dia Mundial do Animal, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, Lagos recebe o V Meeting Internacional do Cão de Água Português, que inclui Provas de Trabalho e a 32ª Exposição Canina Monográfica do Cão de Água Português.

23 – Lagoa
Apresentação pública do Livro “Amigos imPerfeitos”, de Carlos Filipe, no dia 4, pelas 18h00, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Lagoa.

24 – Albufeira
Na sexta e sábado, 4 e 5 de outubro, o Município de Albufeira organiza a “Festa de Criar Bicho” no Parque de Vale Faro. Na tenda da “Animalix” estarão fotos dos animais que se encontram para adoção no Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira. Há ainda demonstrações, a Caminhada “Patinhada Feliz” e um Colóquio sobre os Direitos dos Animais de Companhia.

25 – São Brás de Alportel
No dia 11 realiza-se em São Brás de Alportel a Marcha e Corrida Solidária Coração100dono.

26 – Nos dias 5 e 6 de outubro decorre em todo o país a segunda fase da 18ª Campanha nacional de recolha de alimentos para animais para o Banco Solidário Animal nas lojas Continente Modelo, Auchan e My Auchan.

Consulte a nossa AGENDA para ver todos os eventos do mês de outubro!

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish