Balanço das Exposições Caninas de Vila Franca do Campo [com vídeo]

No fim-de-semana de 1 e 2 de julho a DOGS PT magazine esteve em Vila Franca do Campo, São Miguel, nos Açores, a fazer a reportagem das duas Exposições Caninas.

As primeiras Exposições Caninas nos Açores realizaram-se por iniciativa de António José do Amaral, Delegado do Clube Português de Canicultura (CPC) nos Açores, precisamente em Vila Franca do Campo.

Nesses primeiros anos as Exposições Caninas chegaram a ter cerca de 200 cães, com a presença de 50-60 exemplares da raça Cão de Fila de São Miguel, que eram frequentes observar no campo a trabalhar com as vacas. Desde então realizaram-se Exposições em Vila Franca do Campo, na Ribeira Grande e em Ponta Delgada.

Após um interregno, este ano realizou-se a 20.ª Nacional e 10.ª Internacional, organizadas pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, integradas nas Festas de São Pedro. Foram convidados os juízes portugueses Henrique Tavares Passadinhas, M. Gabriela Veiga e Pedro Delerue, e o juiz italiano Gianni Guffanti, que avaliaram os 103 exemplares inscritos em catálogo.

Os ringues foram montados no recinto exterior do Pavilhão Multiusos Açor Arena, um local com muita visibilidade para os transeuntes, sendo que os expositores tinham uma zona de grooming no interior do mesmo. A organização disponibilizou ainda alojamento no Pavilhão para os expositores pernoitarem (com 50 colchões, duches e casas de banho) e um espaço para alojar os cães.

O evento teve o apoio da marca Lenda e das lojas Orangotango Petshop. Em relação às viagens, a SATA | Azores Airlines atribuiu 20% de desconto sobre o valor do frete no transporte como carga dos cães inscritos nos eventos, aos expositores das Ilhas e do Continente.

A DOGS PT magazine foi Media Partner deste evento e damos os parabéns à organização!

No final do evento tivemos oportunidade de entrevistar o Dr. Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, e Carlos Alberto Costa, que falaram sobre estas Exposições e as próximas que terão lugar na Ribeira Grande, em novembro.