VRSA | Apoio para limpeza da envolvente do abrigo da Guadi

A Guadi – Centro de Animais é uma instituição sem fins lucrativos, situada em Vila Real de Santo António, em funções desde 2005 e que apoia o canil/gatil intermunicipal de Vila Real de Santo António e Castro Marim.

De acordo com o jornal Postal, o PAN foi conhecer a Guadi, pois pretende “conhecer os vários abrigos de animais no Algarve no sentido de estar mais perto e perceber as dificuldades de funcionamento destes locais”, e após a visita ao espaço pediu o apoio das autarquias de Castro Marim e Vila Real de Santo António para a limpeza da envolvente.

“São muitas as necessidades ainda evidentes na manutenção do espaço, nomeadamente, na remoção de sucata e vegetação morta em redor das instalações, pelo que, seria muito importante o apoio da autarquia local, ainda antes da chegada do verão”, refere Susana Santos, membro da Comissão Política Nacional, ao Postal.

Atualmente, o abrigo da Guadi alberga 120 gatos e 150 cães, conta com a prestação de 3 funcionários e cerca de 4 voluntários.

Segundo relata a responsável pela instituição, Silvéria Guerreiro, “a preciosa ajuda monetária despendida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, bem como, a alimentação fornecida mensalmente pela Câmara Municipal de Castro Marim são fundamentais para assegurar o funcionamento do centro. Porém, as necessidades diárias dos residentes estão muito dependentes da boa vontade e ajuda solidária dos apoiantes da causa”, conforme se pode ler na nota de imprensa.

Neste abrigo todos os animais se encontram devidamente esterilizados. Na chegada de novos animais estes “são colocados em quarentena e, só depois de efetuado o despiste de doenças infeto-contagiosas, de esterilizados e considerados os respectivos temperamentos, serão devidamente alojados junto dos restantes animais”, foi explicado.

Na notícia podemos ainda ler o apelo de uma voluntária de longa data da Guadi, a Célia Rosa, que refere que “seria uma mais valia poder contar com novos voluntários na equipa, preferencialmente, quem detivesse alguns conhecimentos em construção civil e manutenção de máquinas”.

Fotografia retirada da página de Facebook da Guadi.