7 Dicas para quando dá banho ao cão!

Na altura de dar banho ao seu cão há algumas coisas a ter em conta.

1. Escove o cão antes do banho
Verifique se o seu cão tem nós e, dentro do possível, tire pelo menos a maior parte dos mesmos. Durante o processo do banho, água, champô e o esfregar, faz com que os nós fiquem mais apertados e mais difíceis de remover.

2. Use água morna
A temperatura da água pode variar de cão para cão, há cães que gostam da água mais fria, outros mais quente, por norma, 25ºC a 30ºC. Se a água estiver quente para si, mais quente estará para o seu cão. Não se esqueça que eles têm uma pele mais fina que a nossa.

3. Use um champô para cão
É importante que utilize um champô adequado à espécie. Se está a dar banho a um cão, utilize um champô para cão. Os cães têm necessidades diferentes da nossa, não só no pH como na sensibilidade ao tipo de detergente e/ou ingredientes que estão dentro da embalagem do champô. Utilizar um champô que não seja para cão causar problemas de saúde desnecessários.

4. Deixe a cabeça para o final
É importante que deixe a cabeça para o final, para evitar “salpicos”. No momento em que a água toca nas orelhas, o seu cão vai-se sacudir. A não ser que queira passar o tempo a tomar banho em conjunto com o seu cão, deixe a cabeça para o final.
Existem cães que não gostam de água na cabeça. Se for esse o caso do seu cão, utilize um copo para verter a água e não o chuveiro.

5. Enxague bem o pelo
Remova todos os resíduos de champô e de amaciador do pelo. Se necessário, repita a passagem por água, para ter 100% de certeza. Deixar resíduos de champô pode causar irritações na pele. Não se esqueça, a maioria dos cães têm o pelo muito denso.

6. Cuidado com a temperatura do secador
Pela mesma razão que temos de ter atenção à temperatura da água, temos de ter muito cuidado com a temperatura do secador. Os secadores de casa tendem a ter uma temperatura muito elevada, em relação aos nossos secadores. Para além de poder causar sobreaquecimento ao seu cão, pode queimá-lo, assim como danificar o pelo.

7. Recompense o cão no final
É muito raro o cão que gosta de tomar banho. Alguns toleram, pois recebem atenção dos donos ou porque gostam da atenção que recebem após. É importante que sejam sempre recompensados, para que sintam que fizeram algo bem e que foram uns meninos bonitos. Os nossos cães vivem para nos verem felizes e se isto nos faz feliz, eles até nem se importam de repetir. Se receberem uns biscoitos, melhor ainda.

Por: Isabel Nobre, Profissional Groomer
IN Grooming & SPA

Partilhar