Porque é que os cães olham para os donos enquanto fazem “cocó”?

Enquanto dono, já reparou de certeza que o seu cão fica a olhar para si enquanto defeca. Não, não está envergonhado. Nem quer que você olhe para o outro lado enquanto faz o “serviço”. Há outra razão!

Essa razão está ligada à evolução da espécie. Os cães estão sempre sintonizados com o ambiente que os rodeia e com o seu próprio lugar neste. Defecar é um dos momentos na sua vida em que está mais vulnerável. Tem de adoptar uma postura que não lhe permite lutar, nem fugir, facilmente. Ou seja, sente-se indefeso.

É um pouco como “ser apanhado com as calças na mão”…

É aí que entra o dono. Como membro da sua família, o cão confia no dono para o avisar se algo está errado e para vigiar as suas costas. E enquanto faz as suas necessidades observa a linguagem corporal do dono. Confia que o dono o alerta de algum perigo iminente ou o defende em caso de necessidade.

Por isso, a não ser que seja mesmo necessário, o dono não deve fazer movimentos repentinos ou bruscos. Pois isso faz que que o cão pense que há algo de errado ou há um perigo eminente. Mais uma vez, imagine que está na casa de banho e alguém grita “Fogo!”. Não tem piada.

Dar-lhe o espaço que este necessita e ficar calmo a observar o seu cão enquanto este faz “cocó” pode parecer estranho, mas na realidade dá-lhe tranquilidade. Sente-se protegido! Veja isso como um elogio, é sinal que o seu cão confia em si.

No entanto, há sempre a excepção à regra e também existem cães que se escondem para defecar ou não o fazem estando presos na trela. É, mais uma vez, o seu instinto a “falar”.

Por isso, seja qual for o caso, é um comportamento natural do cão.

Partilhar