Ford lança casota para cães que reduz o ruído ambiente

A Ford desenvolveu um protótipo de casota que reduz ativamente o barulho ambiente, mantendo o cão calmo durante o fogo-de-artifício ou outros eventos ruidosos e stressantes.

Os auscultadores que cancelam o ruído são uma grande invenção que permite proteger os nossos ouvidos do excesso de ruído em diversas situações. Esta tecnologia foi desenvolvida para os pilotos de aviões e helicópteros, permitindo remover o barulho dos motores durante voos longos. O conceito deste protótipo é semelhante.

A Ford inspirou-se na tecnologia Active Noise Control que implementou nos seus veículos. Nesta, os microfones do veículo captam os níveis elevados de ruído do motor, da transmissão, dos pneus e do piso, e neutralizam o ruído usando ondas sonoras opostas do sistema de áudio do carro, mantendo o ambiente interior calmo e silencioso.

De acordo com a Ford, no Reino Unido cerca de 45% dos cães mostra sinais de medo perante ruídos intensos. A ideia da Ford foi usar uma tecnologia semelhante à utilizada nos auscultadores e nos carros para proteger os ouvidos sensíveis dos cães. Mas como funciona?

Microfones colocados no interior da casota detectam o som do fogo-de-artifício. Quando isso acontece é acionado um sistema de áudio embutido que emite frequências opostas. Reduzindo significativamente o ruído ou, em alguns casos, cancelando-o por completo.

A estrutura da casota é feita em cortiça de alta densidade, ideal para insonorização. Possui ainda uma porta automática que deixa o cão entrar e ajuda a reduzir o barulho do fogo-de-artíficio.