Espanha | Aragão lança iniciativa “Mundo Animal” nas escolas

O “respeito pelos animais” vai passar a ser uma matéria didática em Aragão. O Departamento de Educação Cultura e Desporto, com o objetivo de “promover uma convivência saudável entre os seres vivos”, acaba de lançar o programa “Mundo Animal“, orientado para alunos da Primária, Secundária, Bacharelato e ensino especial.

As aulas serão divididas em cinco âmbitos de trabalho. Os estudantes de 3º e 4º ano da Primária irão abordar a “fauna urbana no ambiente escolar”; os de 5º e 6º ano da Primária, as “emoções animais”; do 1º ao 3º ano do Secundário, “as vidas dos animais”; os do 4º do Secundário e Bacharelato, o “respeito animal”; e os alunos de ensino especial, as “emoções animais e a fauna urbana”.

Entre outras coisas, este programa pretende “consciencializar sobre o cuidado e detenção de animais”, “fomentar a empatia com estes no âmbito educativo” ou “ensinar os conceitos inerentes aos seus direitos e ao seu bem-estar”. O coordenador será um docente de cada centro educativo.

O Departamento de Educação realça que “é conveniente fomentar ações e programas dirigidos à aquisição e melhoria de competências sociais e cívicas, dado que cada vez se torna mais evidente a relação estreita entre estas e a violência contra as pessoas ou os animais”.

Fonte: Heraldo

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish