Uma alimentação completa, equilibrada e de qualidade é essencial, mas também podemos optar por suplementos para obter benefícios adicionais para a saúde dos cães.
Os suplementos são um apoio nutricional que ajuda proativamente a longo prazo, mas também em fases ou situações específicas da vida dos nossos cães.
De seguida, alguns pontos chave para utilizar corretamente os suplementos e garantir o apoio extra de saúde que os tutores procuram.
1. Por que razão dar um suplemento?
Os suplementos são formulados para oferecer benefícios adicionais, responder a sensibilidades específicas (como a pele ou digestão) ou necessidades particulares de cada fase da vida (como a mobilidade nos cães seniores). São uma forma de prestar um cuidado adicional para promover a saúde geral do animal.
2. Um suplemento não substitui uma alimentação completa
O cão deve sempre consumir um alimento completo, equilibrado e adaptado à sua idade, porte/raça e estilo de vida. Esta é a base do seu bem-estar. No entanto, podem surgir necessidades específicas ou sensibilidades que beneficiem de um suporte nutricional adicional — é aqui que os suplementos têm um papel fundamental e podem ser integrados na rotina alimentar habitual do animal.
3. Utilização diária ou pontual?
Os suplementos podem ser utilizados como parte da rotina nutricional habitual, visando benefícios a longo prazo, ou de forma pontual, para responder a necessidades específicas, como, por exemplo, mudanças na rotina que afetem a digestão.
4. Fases da vida em que podem ser úteis
Podem ser benéficos a partir dos 6 meses de idade até à idade sénior. O mais importante é seguir as indicações nutricionais e utilizar o suplemento adequado à idade do cão.

Em cachorros, um suporte adicional pode ser muito útil para fortalecer as defesas e promover um microbioma intestinal equilibrado.
5. Vantagens para os cachorros
O sistema imunitário e o trato digestivo dos cachorros ainda estão em desenvolvimento, tornando-os mais vulneráveis a doenças e sensíveis a alterações nas fezes. Mudanças na alimentação, novos estímulos, ingestão de objetos, socialização com outros animais… é uma fase de constantes descobertas em que um suporte adicional pode ser muito útil para fortalecer as defesas e promover um microbioma intestinal equilibrado.
6. Sensibilidades da pele e pelagem
Caso note que o pelo do seu cão perdeu brilho, está baço ou com queda, ou se houver comichão ou descamação da pele — principalmente em determinadas alturas do ano — os suplementos podem ajudar.
7. Sensibilidade na digestão
Muitos cães experienciam desconforto digestivo (fezes moles, flatulência), especialmente em períodos de mudança como viagens, estadias fora ou chegada a um novo lar. Nestes casos, pode ser aconselhável um suplemento específico antes do evento, ajudando a prevenir episódios digestivos ligeiros.

Um suplemento pode ajudar a manter o bem-estar articular e apoiar um envelhecimento saudável.
8. Sensibilidade articular e envelhecimento
Redução da atividade, menor interesse pelo que os rodeia ou recuperação mais lenta podem ser sinais iniciais de sensibilidade articular. Um suplemento pode ajudar a manter o bem-estar articular e apoiar um envelhecimento saudável.
Por: Thierry Correia, médico veterinário
Especialista em nutrição da Royal Canin