Um romance que reflete de forma irreverente o chavismo na Venezuela e os cães

O livro Simpatia, de Rodrigo Blanco Calderón, aborda um dos danos colaterais do chavismo na Venezuela, os cães abandonados nas ruas de Caracas, quando os seus donos saíram do país e os deixaram para trás.

É o primeiro romance publicado em Portugal do escritor venezuelano, que estará na Póvoa de Varzim, de 15 a 22 de fevereiro, para participar no Festival Literário Correntes d’Escritas.

No livro, o personagem recebe em testamento, do sogro – o General Martín Ayala, que em tempos foi próximo de Hugo Chávez – o enorme casarão da família. O falecido acredita que só este será capaz de pôr de pé nesse edifício uma fundação que acolha, trate, alimente e, se necessário, dê até sepultura a todos os cães abandonados de Caracas.

Com um refinado sentido de humor e uma mestria narrativa difícil de encontrar, Rodrigo Blanco Calderón oferece-nos um romance magistral, tragicómico e grotesco sobre cães, amor, cinema, herança e identidade – e reflete de forma bastante irreverente sobre o chavismo e as míticas figuras do Libertador Simon Bolívar e… do seu cão.

Uma publicação da Editora Dom Quixote, com tradução de Helena Pitta, nas livrarias a 11 de fevereiro.