Campanha de Sensibilização “A Amizade Não Tira Férias”

A Animalife, associação nacional de sensibilização e apoio social-animal, lança a campanha “Verão Sem Abandono” com o objetivo de combater o crescente número de abandonos de animais durante os meses de verão.

Segundo o relatório anual do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o número de animais recolhidos nos Centros de Recolha Oficial de Animais (CROA) atingiu um recorde em 2023, com mais de 45 mil animais retirados das ruas​. Este aumento alarmante sublinha a necessidade urgente de sensibilização e ação para prevenir o abandono de animais de estimação.

Importa ainda referir que este número não representa a realidade total, pois não inclui os animais recolhidos pelas Associações Zoófilas, nem aqueles que permanecem nas ruas.

A campanha “Verão Sem Abandono” visa promover a responsabilidade dos donos e realçar que a amizade e o compromisso com os animais não devem ser interrompidos durante as férias.

Com o mote “A Amizade Não Tira Férias” a campanha pretende tocar o coração dos portugueses e lembrar que os animais dependem dos seus donos para a sua sobrevivência e bem-estar.

A campanha vai estar visível nas praias, Centros Comerciais, parques de estacionamento, gasolineiras e em outdoors digitais por todo o país.

A Animalife convidou todas as Câmaras Municipais a associarem-se a esta campanha de sensibilização.

Rodrigo Livreiro, Presidente da Direção da Animalife, expressa o seu agradecimento: “Agradecemos todo o apoio e feedback que temos recebido por parte das redes de outdoors e dos municípios na importância desta campanha. Este suporte é ainda mais vital após os números divulgados pelo ICNF, que revelam que 2023 foi o ano com o maior número de animais recolhidos de sempre. A colaboração é fundamental para continuarmos a sensibilizar a sociedade e a combater o abandono de animais.”

A Animalife espera que esta campanha contribua significativamente para a redução do número de abandonos de animais em Portugal e para a promoção de uma sociedade mais consciente e responsável.