Frutas e receitas frescas para o seu cão

Na altura do verão aumenta o consumo de frutas, devido à sua riqueza nutricional, mas também à frescura que proporcionam. E os animais de companhia também podem usufruir dos seus benefícios.

A veterinária ZU, Anabela Ramalho, indica as frutas que os cães podem e não podem comer, e uma receita simples e deliciosa para os dias mais quentes.

“A alimentação dos animais, como sabemos, pode afetar diretamente a sua saúde e bem-estar. Nesta altura do ano é natural que os patudos tenham um pouco mais de curiosidade por alguns alimentos sazonais, nomeadamente a fruta, pelo que é essencial que os tutores saibam quais destes alimentos são seguros para eles consumirem”, refere a especialista.

Anabela Ramalho sublinha que “devemos ter sempre em linha de atenção que as frutas devem ser dadas em poucas quantidades e não devem ser a base de alimentação do cão ou gato”

Frutas a evitar

“As uvas e as passas, que podem causar insuficiência renal; o abacate, que contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica; citrinos – sejam limões, limas, laranjas, tangerinas, clementinas, toranjas, etc. – que podem causar irritação estomacal, são alimentos perigosos”, explica.

Frutas seguras para cães

» Maçã: remova todas as sementes e o caroço, pois contêm cianeto que é tóxico;
» Banana: rica em potássio e vitaminas, é uma ótima opção para dar de petisco;
» Morango: os seus antioxidantes fazem com que seja uma guloseima deliciosa.

Smothie de banana e morango

Ingredientes
» 1 banana madura
» 3 morangos
» 1 chávena de iogurte natural sem lactose

Modo de preparação
Triture todos os ingredientes na liquidificadora até obter uma consistência suave. Sirva em pequenas porções como um petisco refrescante.

NOTA: Dependendo da raça, idade, patologias e características do seu animal de estimação, lembre-se que é sempre mais seguro consultar um veterinário antes de introduzir novos alimentos na sua dieta.

Partilhar