Conclusões do estudo sobre Medicina Veterinária nos Açores

O Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Médicos Veterinários apresentou o estudo inédito “Medicina Veterinária na Região Autónoma dos Açores – impacto socioeconómico e estudo prospetivo”, assinalando o dia do Médico Veterinário e o Dia do Animal que se celebram a 4 de outubro.

O estudo tem como objetivo caracterizar o setor da medicina veterinária na Região açoriana, nomeadamente, traçando o perfil do Médico Veterinário que exerce atividade nos Açores, estimando o seu impacto económico e social no setor, bem como identificando as principais tendências, oportunidades e desafios.

A apresentação do estudo decorreu no Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada, e contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, e do Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), Jorge Cid.

De acordo com as conclusões do estudo, existem 253 Médicos Veterinários no ativo nos Açores, que representam cerca de 4% dos profissionais a nível nacional.

Sobre o perfil destes profissionais, o estudo conclui que mais de metade dos Médicos Veterinários têm idade inferior a 40 anos e cerca de dois terços destes profissionais exercem prática clínica privada como principal atividade (dados de 2021).

Partilhar