O Município de Matosinhos assinalou o Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, com a assinatura de protocolos de cooperação com instituições ligadas à causa animal.
Com o ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) da Universidade do Porto foi estabelecido um novo acordo de cooperação que permitirá a estudantes, docentes e investigadores contactarem com os animais do CROAM e desenvolverem os seus conhecimentos na área.
Para além do ICBAS, o município de Matosinhos estabeleceu ainda acordos de cooperação com 12 instituições do concelho, designadamente: o Centro Veterinário de Custóias, a Clínica Veterinária da Lagoa, a Clínica Veterinária MIDAS, o Centro Médico S. João, a Clinicanimal, o OnevetGroup, SA, o Animalcare, Hospital Veterinário, o PatinhasYes, o COMtakto- Formação em Educação canina, o Bom cãoportamento, a Dona Lola & Senhora Toca e o Sopatas – Unipessoal, Lda.
Tratou-se para várias destas entidades de renovar a colaboração já existente com o município, mas também, para outras, de iniciar uma parceria no que à causa animal nas suas variadas áreas diz respeito.
Há muito que a Câmara de Matosinhos aposta em políticas de bem-estar e proteção animal e se orgulha de ser reconhecida como “Município Amigo dos Animais”.
O vereador da Causa Animal, António Correia Pinto, aproveitou o momento para fazer um breve balanço sobre os principais projetos e ações desenvolvidos pela autarquia neste âmbito, destacando a inauguração do parque de adoções com 21 boxes, a criação de um gatil, o investimento de mais de 200 mil euros na criação de melhores condições de trabalho ao nível de consultório médico, farmácia, sala de recobro de cirurgia, salas de internamento para cães e gatos, sala de cirurgia, laboratório, auditório, balneários, instalações sanitárias, bar/zona de refeições, entre outras valências.
O vereador destacou ainda o programa de apoio à esterilização dos animais de famílias do município (197 animais), o Programa CED (captura, esterilização e devolução) que desde 2019 já permitiu a esterilização de 4.252 gatos envolvendo as 4 associações de proteção animal do concelho, as ações de sensibilização acerca do bem-estar animal dirigidas às crianças das escolas de Matosinhos, o programa “Vá passear o cão!” com a realização só em 2023 de 943 passeios com os animais do CROAM, o programa de adoção com 236 visitas que culminaram em 152 adoções, entre muitas outras ações.
O momento foi ainda aproveitado para falar sobre um novo projeto ligado ao Síndrome de Noé, doença de transtorno de acumulação de animais, uma perturbação cada vez mais comum e que revela ser um perigo para a saúde pública e para o bem-estar animal. A autarquia criou uma equipa pluridisciplinar com o objetivo de sinalização, tratamento e acompanhamento de pessoas com esta síndrome.
A presidente da Câmara de Matosinhos realçou a aposta da autarquia nesta área e “o trabalho integrado e desenvolvido em várias frentes”.
“Com o investimento nos espaços, nas equipas, nas relações com as associações e instituições ligadas à causa animal, bem como com a delegação de saúde ou com a academia permitirá, certamente, que estejamos mais bem apetrechados no que aos problemas da causa animal diz respeito”, realçou.
Membros do executivo municipal e das uniões de freguesia, funcionários autárquicos ligados à causa animal, e representantes das instituições parceiras fizeram, por fim, uma visita às instalações do CROAM.