No passado domingo, 11 de junho, os Bombeiros Voluntários de Sacavém foram solicitados, por volta das 20h35, a intervir na busca e resgate de um cão numa zona de difícil acesso junto ao Parque Urbano de Santa Iria da Azóia.
O cão fugiu de junto dos donos pela presença de foguetes e foi refugiar-se numa zona de escarpas de difícil acesso já fora do Parque Urbano, onde ficou preso pela vegetação bastante densa.
Na sua página de Facebook, os Bombeiros explicam que foram deslocados “rapidamente para o local dois meios com 7 operacionais em busca do canídeo de médio porte” e que à chegada ainda o ouviam ladrar.
O objetivo era “localizá-lo o mais rapidamente possível para depois tentarmos ir ao seu encontro”, para tal, os Bombeiros recorreram a um drone, antes que anoitece-se ainda mais.
“Foi nessa janela de tempo que o conseguimos localizar já sem forças para ladrar, numa zona de difícil acesso, mas com a bravura dos nossos operacionais, utilizando material de salvamento em grande ângulo conseguimos resgatar o animal sem ferimentos a registar e entregá-lo aos seus donos que aguardavam com ansiedade”, concluem.
O cão, de nome Trigo, foi depois entregue aos donos.
O resgate contou com a colaboração da PSP com uma viatura e dois operacionais.