Funchal investe 918 mil euros no Canil Municipal do Vasco Gil

A Câmara Municipal do Funchal vai avançar este ano com as obras de remodelação geral do Canil Municipal, localizado no sítio do Vasco Gil, na freguesia de Santo António.

Trata-se de um investimento de 918 mil euros que visa dotar o Canil de melhores condições de funcionamento bem como permitir, após a conclusão esta intervenção, que o mesmo seja licenciado como Centro de Recolha Oficial (CROA).

A intervenção inclui o licenciamento do crematório, além de incidir sobre a generalidade dos espaços existentes com o objetivo de aumentar o número de jaulas disponíveis, no fundo, adianta o presidente da CMF, “vamos melhorar significativamente as condições dos espaços destinados aos animais e áreas comuns, bem como o funcionamento da área administrativa e dos serviços de apoio”.

Pedro Calado destaca ainda que as plataformas destinadas aos canídeos serão todas intervencionadas. As jaulas existentes serão todas demolidas e construídas de raiz 110 jaulas, sendo que 10 destas jaulas serão destinadas a ninhadas. As novas jaulas terão melhores condições térmicas e de luminosidade.

A atual cobertura do gatil será substituída e será executada uma nova divisória interior e fornecidas novas jaulas individuais para recobro ou tratamento dos felídeos.

A intervenção contempla ainda um novo gabinete administrativo, balneários/vestiários de apoio, uma pequena copa e uma nova área destinada a lavandaria e armazém de apoio.

O autarca lembra que o Canil Municipal gerido atualmente pela AMAIS – Associação Madeira Animais sob tutela do Departamento do Ambiente da CMF, é um espaço com cerca de 20 anos e têm sofrido diversas intervenções de adaptação dos espaços em função das necessidades que vão surgindo em resposta à problemática da causa animal.

Partilhar