O cão mais velho do mundo chama-se Bobi e vive em Portugal

A viver em Leiria e quase a fazer 31 anos, o Guinness World Records anunciou que o Bobi além de ser o cão mais velho vivo, é também o cão mais velho de sempre.

A 1 de fevereiro de 2023, o Bobi tinha 30 anos e 266 dias. Vive com a família Costa em Conqueiros, no município de Leiria.

Quebrou um recorde com mais de 100 anos, pois o seu antecessor, um Australian Cattle Dog chamado Bluey, viveu 29 anos e 5 meses (1910-1939).

O Bobi foi registado no Serviço Médico Veterinário do Município de Leiria em 1992, que confirmou a sua data de nascimento. A sua idade foi também verificada pela plataforma SIAC.

O seu dono, Leonel Costa, agora com 38 anos, explicou que o pai era caçador e sempre teve muitos cães.

A sua mãe chamava-se Gira e o Bobi nasceu quando Leonel tinha 8 anos, num anexo onde a família guardava a lenha, e foi o único sobrevivente dessa ninhada, porque este e os seus irmãos o esconderam.

Quando os pais descobriram, já Bobi fazia parte da família. Leonel pensa que a sua longevidade se deve a ter uma vida calma, num ambiente tranquilo. Nunca esteve preso à corrente, nem à trela, sempre viveu solto e livre.

O dono descreve-o como muito sociável, porque cresceu com muitos outros animais.

Atualmente já tem dificuldade em andar a passa a maioria do tempo no pátio com os gatos de casa. A sua visão também piorou e ao caminhar, por vezes, bate contra os obstáculos que estão no seu caminho.

Gosta de dormir após as refeições e nos dias mais frios de estar ao pé da lareira.

Sempre comeu a “nossa comida” diz o dono, e acredita que isso contribuiu para a sua longevidade.

O Bobi é o fim de uma longa geração de animais na família Costa. E todos aguardam com expetativa o seu 31.º Aniversário em maio.