Novo Centro de Recolha de Animais em Alcácer do Sal

Está a ser implementado em Alcácer do Sal o novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), um investimento de mais de 380 mil euros.

Implementado de acordo com as necessidades do município, tendo em vista a necessidade de alojar cães e gatos vadios ou errantes, animais encontrados na via e lugares públicos, necessidade de alojamento de animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou animais, campanhas de profilaxia média e sanitária, e ainda programas e ações que visam o bem-estar animal.

Em comunicado, o Município explica que o “CROA tem quatro volumes de piso único (edifico de serviços, canil, gatil e alojamento para animais de grande porte) articulados entre si, com circuitos funcionais sem interferir com o caminho e acessos. Tem uma área de implantação total de 6.227,10 m2.”

O novo Centro de Recolha cumpre as disposições do Decreto-Lei n.º 260/2012, de 12 de dezembro e legislação aplicável, sendo que terá:
» canil com catorze celas interiores e exteriores (163,14 m2);
» gatil com três celas interiores e exteriores (12,49 m2);
» alojamento para outros animais de grande porte, dotado de três celas interiores (25,01 m2);
» duas celas de quarentena;
» instalações de serviços de apoio (120,33 m2).

O CROA situa-se no terreno camarário localizado no Pinhal do concelho, o acesso será efetuado através do caminho que garante o acesso à ETAR de Alcácer do Sal.

O valor da obra é de 384.639,10€, com comparticipação através de uma candidatura aprovada pelo ICNF.