Associação do Pastor Belga organiza Campeonatos Mundiais FMBB

A Direção da APB – Associação do Pastor Belga anunciou que a candidatura para organizar em Portugal os Campeonatos Mundiais FMBB (Fédération Mondiale du Berger Belge) foi acolhida pela Federação Mundial do Pastor Belga.

Comunicado da APB

Agendado para 2025, o conjunto de eventos constitui uma grande manifestação simultaneamente desportiva e de seleção dos melhores exemplares de uma raça apaixonante, que multiplica o seu poder de atração por quatro, tantos quantas as variedades (Groenendael, Laekenois, Malinois e Tervueren).

Será então ocasião de promover o encontro de aficionados e de divulgar, ao longo de vários dias, atividades tão variadas como IGP, conformidade com o estalão, Mondioring, Agility, Obedience ou Canicross & Bikejöring.

Ao dar à APB a oportunidade de organizar tão grande e importante evento já em 2025, a FMBB afirma uma grande confiança na capacidade da nossa tão jovem associação. Ao fim de apenas dois anos de existência, conseguimos uma vitória que – diga-se em abono da verdade – se deve sobretudo ao espírito combativo, persistente e apaixonado do nosso presidente e principal impulsionador desta associação, a quem desde já agradecemos e prestamos leal tributo.

Num curtíssimo período de tempo, Fernando Campelo, praticante de desporto com os seus cães e criador sob o afixo Vale dos Príncipes, conquistou para a APB e para Portugal algo que todos os países ambicionam, mas que Portugal nunca conseguira antes, nem sequer ao longo dos quase 20 anos de decadência que levaram o antigo clube à extinção.

Com a APB, chegou uma nova era para o Cão de Pastor Belga em Portugal. E a comprovação acaba de ser dada pela própria FMBB ao apostar no sentido de responsabilidade da nossa associação, criada do zero e ainda com as “dores de crescimento”, mas contando com um grupo coeso de jovens e de veteranos da canicultura, apostados em pôr de lado egos e ambições pessoais para fazer bem e melhor em favor da raça Cão de Pastor Belga.

A delegação portuguesa na Grécia 2022.

Culminando um processo que se quis – e fez – discreto e cirúrgico, sem envolver “cunhas” ou qualquer outra entidade, a APB assumiu sozinha o risco da candidatura. E está com o seu presidente para assumir o risco de chamar a si a responsabilidade que a FMBB está disposta a atribuir-lhe.

Assim, após a Roménia já no corrente ano e a Itália no próximo, queremos trazer para Portugal os Campeonatos Mundiais FMBB de 2025 e, com eles, dar ao Cão de Pastor Belga ocasião para mostrar a sua qualidade e versatilidade. Ao longo de vários dias, teremos eventos de nível superior em diversos domínios nos quais o Cão de Pastor Belga se vem destacando ao longo de décadas.

Em nome da raça, vamos separar o trigo do joio e contamos com os verdadeiros amantes do Cão de Pastor Belga, encarando com igual respeito e dignidade as vertentes de morfologia e desportivas ou de trabalho.
Estamos desde já a trabalhar para oferecer nestes Campeonatos as melhores condições competitivas e de amistosa convivência entre quem vê no Cão de Pastor Belga “a melhor raça do mundo”.

Tudo faremos para que estes mundiais fiquem na História da Canicultura a nível internacional. Por isso, 2025 começa hoje!

Por: Associação do Pastor Belga