Projeto português PawPet recebe Prémio internacional de Empreendedorismo

Após vencerem a 15.ª competição Nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal, a equipa PawPet conquistou no GEN-E o prémio “escolha do público”.

O projeto PawPet promove o respeito pela causa animal, através de uma aplicação tecnológica inovadora.

Filipa Pereira, Patrícia Ribeiro, Joana Garrido, Márcia Fernandes, Sara Ribeiro e Célia Alves, são estudantes do Mestrado em Marketing e Estratégia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Em março, o projeto venceu a 15.ª competição Nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal, galardão atribuído pela Junior Achievement e Fundação Millennium BCP.

A equipa representou Portugal no GEN-E o maior evento de empreendedorismo jovem na Europa, onde milhares de jovens empreendedores participam e competem para apresentar e defender os seus projetos de negócio, com ideias inovadoras e de elevado impacto económico e social.

O evento GEN-E foi organizado pela Junior Achievement e realizou-se este ano em Tallinn, na Estónia, nos dias 12 a 14 de julho.

A Junior Achievement é a entidade mais relevante na promoção do empreendedorismo jovem e foi nomeada para o Nobel da Paz em 2022, o que confere, ainda mais, prestígio aos prémios alcançados.

O Gen-E, nas palavras da organização do certame é “uma celebração do empreendedorismo e das conquistas dos estudantes europeus, onde milhares de jovens empreendedores, apresentam as suas ideias de negócio, de vanguarda e competem pelo título de melhores e mais inovadoras jovens empresas, de elevado potencial (startups)”.

Entrega do prémio “escolha do público” no GEN-E, o maior evento de empreendedorismo jovem na Europa.

A equipa PawPetconquistou no GEN-E o prémio “escolha do público” (nível Universitário) e notabilizou-se por ser o projeto preferido do público.

Esse galardão foi patrocinado pela fundação ARCONIC, instituição internacional, que se associa a organizações sem fins lucrativos e comunitárias, para fortalecer as comunidades, melhorar a educação através de experiências de aprendizagem e capacitação, promoção da sustentabilidade ambiental e consecução da equidade social.

PawPet é um projeto que promove o respeito pela causa animal, através de uma aplicação tecnológica inovadora, inclusiva dos animais e que responde a vários objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS).

Construir uma app, acessível a todos e com interface intuitivo, é o grande objetivo deste projeto e a solidariedade, que deu o mote inicial, estará no topo das prioridades e sempre que possível nas atividades realizadas.

Na perspetiva da equipa PawPet “é uma aplicação, acessível a todos e com interface intuitivo e agregadora de vários serviços para o bem-estar dos animais, mas que também geradora de valor económico e social, para várias entidades envolvidas com essa causa e ecossistema”.

No entendimento da equipa, “a causa animal é um tópico muito relevante e cuja perceção de importância, está ainda mais presente, nos momentos que vivemos, como a guerra na Ucrânia e incêndios que proliferam por toda a Europa e que, também, fazem vítimas nos animais, muitas vezes indefesos”.